57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA TOCANTINS: UMA ABORDAGEM ONE HEALTH

Introdução

A dengue é uma arbovirose considerada um problema de saúde em escala global. É causada pelo vírus dengue (DENV) que se agrupa em quatro sorotipos. A transmissão ocorre através dos mosquitos Aedes aegypti e sua disseminação é favorecida por fatores climáticos, socioeconômicos e ambientais. No estado do Tocantins a dengue é considerada uma doença endêmica devido sua inserção na Amazônia Legal e suas características que favorecem o desenvolvimento do vetor. A Saúde Única ou “One health” é uma importante estratégia que visa reduzir e prevenir os riscos de contaminação por doenças zoonóticas, entre elas, as arboviroses.

Objetivo(s)

Analisar o perfil epidemiológico e características da distribuição espacial dos casos notificados de infecção pelo DENV no município de Araguaína, estado do Tocantins, no período de 2011 a 2020.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo ecológico de séries temporais e tendência dos casos confirmados de dengue no município de Araguaína, estado do Tocantins, no período de 2011 a 2020. Os dados referentes aos casos de dengue foram obtidos do Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde. A análise da tendência foi realizada para todo o estado do Tocantins e demais regiões do Brasil por meio do modelo de Prais-Winsten. Os cálculos de incidência e tendência foram realizados no Programa Stata® versão 14.0. Para as análises espaciais foi utilizado mapas coropléticos processados por meio do software Quantum Gis.

Resultados e Conclusão

No município de Araguaína há registros de epidemias recorrentes, como as dos anos de 2012, 2017 e 2019. Houve maior prevalência no sexo feminino, faixa etária economicamente ativa e indivíduos pardos. Quanto à tendência dos casos, Araguaína apresentou estacionaridade em sua incidência, porém com índices considerados como de alto risco. Alguns bairros em regiões periféricas apresentam áreas de risco com hot spot e possuem características ambientais propícias à disseminação do A. aegypti e/ou devido condicionantes sociais.
Os casos de dengue apresentaram uma tendência estacionária em altos níveis de incidência no município de Araguaína. Portanto, a aplicação de uma abordagem de saúde única é necessária no desenvolvimento de políticas públicas que englobam a interdisciplinaridade na atuação do combate à dengue, tornando-se um método mais eficiente.

Palavras-chave

Arbovirose; dengue, saúde única; epidemiologia.

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

Pamela Mayumi Kihara, Marcelo Henrique Sousa Nunes, João Pedro Pinheiro de Matos, Laís Debora Roque Silva, Wathyson Alex de Mendonça Santos, Helierson Gomes, Andrielly Gomes de Jesus, Juarez Antônio Simões Quaresma