57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

CINÉTICA DE POPULAÇÕES DE MONÓCITOS NA INFLAMAÇÃO CEREBRAL E PULMONAR DURANTE A MALÁRIA GRAVE SISTÊMICA POR Plasmodium berghei NK65

Introdução

Os monócitos Ly6C+ desempenham importante na patogênese da malária grave. No entanto, seu papel na malária cerebral e pulmonar permanece mal compreendido.

Objetivo(s)

Este trabalho objetiva descrever a cinética de distribuição de populações de monócitos Ly6C+ e a fisiopatologia da malaria cerebral e pulmonar por P.berghei NK65.

Material e Métodos

Animais C57BL/6j machos, de sete a oito semanas de idade, foram inoculados com 104 hemácias infectadas por P. berghei NK65 intraperitonealmente. Aos 7, 12 e 20 dias pós infecção (dpi), foram coletados amostras do sangue, cérebro, pulmão e lavado bronco alveolar (BAL) para análises hematológicas, histopatológicas, fisiológicas (mecânica pulmonar) e imunológicas por ELISA, CBA e citometria de fluxo multiparamétrica analisada pelo método de redução de dimensionalidade e agrupamento de células (Tsne) para linhagem mielóide.

Resultados e Conclusão

Os principais resultados mostraram aumento progressivo da parasitemia associado a um quadro de anemia hemolítica grave com queda de hemoglobina, hematócrito, eritrócitos e de reticulócitos, somados ao de aumento de LY6Chi e diminuição de LY6Clow na circulação, sugerindo migração dessas células para os sítios de inflamação. O quadro clínico dos animais começa a se agravar no 12dpi, onde foram observados processos inflamatórios mais significativos como o surgimento de áreas hemorrágicas e de infiltrado mononuclear em ambos os tecidos, com aumento de influxo de monócitos e ativação de células residentes via MHC-II. Ademais, foi observado o aumento da produção de citocinas IFN-γ, TNF-α, IL-6, IL-12, IL-2, IL-4 e IL-10 nos órgãos analisados nesse período da infecção. O desenvolvimento desse processo inflamatório resultou no comprometimento da função pulmonar dado pela diminuição do índice de Tiffeneau-Pinelli na fase tardia da infecção. Curiosamente, foram clusterizados 5 diferentes subtipos de monócitos no cérebro de animais infectados, variando entre os marcadores LY6C, CX3CR1 e CD44. O padrão de distribuição desses monócitos sugere modulação para processo de “engraft” com os fenótipos transitando entre o Ly6Chi para o Ly6Clow. Em suma, os nossos resultados demonstram que ocorre diferenciação de populações de monócitos Ly6C+ nos tecidos pulmonar e cerebral durante a infecção por PbNK65 estão envolvidos com o processo patológico da doença, contudo, mais estudos são necessários para entender o papel dessas populações no contexto da malária grave.

Palavras-chave

Malária cerebral; Malária pulmonar; Ly6C; inflamação; Plasmodium berghei NK65

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

FLAVIANE VIEIRA-SANTOS, CAMILA ALMEIDA LOPES, JORGE LUCAS NASCIMENTO SOUZA, THAÍS LEAL-SILVA, LUCAS ROCHA KRAEMER, FABRÍCIO MARCUS ILVA OLIVEIRA, REMO CASTRO RUSSO, RICARDO TOSHIO FUJIWARA, LUISA MOURÃO DIAS MAGALHÂES, LILIAN LACERDA BUENO