57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA EM POÇOS, EM VILAREJOS DE SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ-PARÁ.

Introdução

A água é um dos meios de transmissão de microrganismos patogênicos que podem desencadear a disseminação de doenças de veiculação hídrica na população, gerando grande impacto na saúde pública. Na zona rural brasileira, o déficit de cobertura dos sistemas de tratamento de água e esgoto é grande, isto é, mais da metade da população capta água de fontes alternativas, geralmente inadequadas para consumo e ainda ocorre lançamento de dejetos em fossas rudimentares, diretamente no solo ou nos cursos d’agua. É fundamental estudos sobre a análise da qualidade da água em regiões com menor índice de saneamento básico e acesso a água tratada como o norte do Brasil, em especial nas regiões distantes dos centros urbanos.

Objetivo(s)

Avaliar os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água para consumo humano em redes de abastecimento em vilarejos do município de Santo Antônio do Tauá-Pará. Além de indicar e quantificar os marcadores de contaminação fecal.

Material e Métodos

Foi realizada a coleta de água em 18 poços de um total de 35 poços nos vilarejos do município. Os parâmetros físico-químicos foram: pH e turbidez. Na análise microbiológica foi aplicada a técnica de tubos múltiplos e número mais provável (NMP), além da identificação fenotípica e teste de sensibilidade aos antimicrobianos.

Resultados e Conclusão

Resultados: O estudo revelou que 66,6% (12/18) das amostras coletadas obtiveram resultados positivos para coliformes totais e termotolerantes, com maior percentual sugestivo de Klebsiella pneumoniae. Destas, 88,8% (8/10) apresentaram sensibilidade aos antimicrobianos testados.
Conclusão: Na maioria dos vilarejos, a água destinada ao consumo encontra-se fora dos padrões de potabilidade, sendo imprópria para consumo humano, o que pode levar à ocorrência de doenças de veiculação hídrica. A região possui alto índice de internações por doenças diarreicas, evidenciando a importância de uma ação efetiva do poder público no desenvolvimento dos sistemas de tratamento da água e no saneamento básico, bem como programas de educação em saúde para melhoria na qualidade de vida dessa população.

Palavras-chave

Água Potável. Análise da Água. Enterobactérias.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Lydiane Fonseca Costa, Flávia Alcantara Coutinho, Emily Souza de Araújo, Glena Cristina Muniz Batista, Danielle Cristinne Azevedo Feio