Dados do Trabalho
Título
As internações hospitalares de coqueluche na região norte nos anos 2019-2022
Introdução
A coqueluche é uma doença infecciosa e altamente transmissível de notificação compulsória em todo o território nacional. Essa enfermidade, cuja bactéria causadora é a Bordetella pertussis ou a B. parapertussis, acomete as vias respiratórias e é caracterizada por tosse paroxística. Outrossim, é uma infecção que tem como único reservatório natural o homem e sua transmissão ocorre a partir do contato direto com pessoas infectadas ou por gotículas expelidas durante a tosse, afetando principalmente crianças menores de dois anos.
Objetivo(s)
Avaliar o perfil epidemiológico de casos de internações por coqueluche na região Norte brasileira, no período de 2019 a 2022.
Material e Métodos
Realizou-se um estudo descritivo, quantitativo e regional das internações por coqueluche na região norte no período de Jan/2019-Mai/2022. As informações foram coletadas por meio da plataforma Tabnet do datasus e sendo processadas, armazenadas e organizadas através do Microsoft Excel. Analiram-se as variáveis: sexo, faixa etária, cor e raça.
Resultados e Conclusão
Entre os 264 casos encontrados após análise do período avaliado, encontram-se os anos de 2019 com 170 casos (64,39%), 2020 com 49 casos (18,46%), 2021 com 30 casos notificados (11,36%) e 2022 com 15 casos (5,68%), sendo os 3 primeiros anos mais incidentes no período analisado. A região Norte compreende 14,45% das admissões hospitalares por coqueluche no país. Além disso, foi identificado que pessoas pardas (85,23%), sexo masculino (51,13%) e a faixa etária menor que 1 ano (19,69%) são as variáveis epidemiológicas mais acometidas na região analisada. Após avaliação dos casos notificados, notou-se que 2 casos notificados (0,75%) evoluíram para óbito. Conclui-se que a coqueluche é uma doença predominante no sexo masculino, na população autodeclatada parda, e em pacientes com menos de 1 ano. Nota-se, também, que, ao longo dos anos, a incidência de internações apresentou redução gradual. Portanto, verifica-se a necessidade de mais estudos para uma real compreensão de quais fatores influenciam nas internações por coqueluche na região norte.
Palavras-chave
Coqueluche; Doenças Respiratórias; Epidemiologia; Pneumologia.
Área
Eixo 14 | Outros
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Carlos Matheus de Albuquerque, Thiago Marques Feitosa, Delana Alana de Miranda, Giovanna Coutinho Jardim, Anderson Raiol Rodrigues