Dados do Trabalho
Título
Distribuição Espacial da Doença De Chagas e Fatores de Riscos Socioambientais no Município De Abaetetuba, no Estado do Pará, Brasil, Amazônia Oriental
Introdução
A doença de Chagas é uma parasitose considerada um grave problema de saúde pública.
Objetivo(s)
Analisar a distribuição espacial da doença de Chagas relacionada às variáveis ambientais e demográficas, no município de Abaetetuba, no estado do Pará no período de 2010 a 2020.
Material e Métodos
Foram utilizados dados epidemiológicos e demográficos da Secretaria Municipal de Saúde do município de Abaetetuba, os cartográficos e demográficos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e os ambientais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. As análises de significância estatística foram realizadas com o teste Qui-quadrado, e as de dependência espacial entre as variáveis, com as técnicas de Kernel e Moran.
Resultados e Conclusão
RESULTADOS: Foram confirmados 915 casos da doença. A curva epidemiológica indicou um padrão sazonal da doença. O maior percentual dos casos foi em indivíduos do sexo masculino, pardos, adultos, baixa escolaridade, da zona urbana e com provável contaminação oral. Foi confirmada dependência espacial dos casos da doença com os diferentes tipos de uso e cobertura do solo identificados no município. CONCLUSÃO: A distribuição da doença não ocorreu de forma homogênea. Foram observadas diferentes relações entre as variáveis estudadas e a ocorrência da doença.
Palavras-chave
Doença de Chagas. Epidemiologia. Ambiente. Análise espacial.
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Claudia do Socorro Carvalho Miranda, Bruna Costa de Souza, Ítalo Hubert da Silva Pinheiro, Marcilena Costa Carneiro, Maria Beatriz Loiola Viana, Pedro Henrique Baia Graças, Suiene Cristina Mendonça da Silva, Vinícius Aguiar Alcântara da Silva, Talita Wiven Nobre Pinheiro, Maria Eduarda Lopes Carvalho, Nelson Veiga Gonçalves