Dados do Trabalho
Título
CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE A VARÍOLA DOS MACACOS EM CASTANHAL, PARÁ
Introdução
O vírus Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus, é causador de uma doença conhecida popularmente como varíola dos macacos, a qual é uma zoonose viral endêmica em vários países da África Central e Ocidental. Essa doença deixou em alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS) por estar acometendo pessoas de países não endêmicos em vários lugares do planeta. Dessa maneira, é necessário analisar esse novo surto viral que atinge várias cidades brasileiras, com 2458 casos notificados no Brasil. No estado do Pará já existem casos confirmados e suspeitos, destacando a necessidade de atenção do Poder Público.
Objetivo(s)
Analisar o conhecimento dos acadêmicos da área da saúde do município de Castanhal sobre a varíola do macaco.
Material e Métodos
Os dados foram coletados em 2022 a partir da aplicação de um questionário no Google Forms, o qual foi enviado para pessoas dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia e medicina, com perguntas de múltipla escolha que abordavam conhecimentos gerais acerca da varíola do macaco. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo.
Resultados e Conclusão
Obtiveram-se 47 respostas no total, sendo 51,1% dos participantes do sexo masculino e 48,9% do sexo feminino. A faixa etária predominante foi de 18 a 24 anos, a qual teve 51,15% do total. Do total dos participantes, 48,9% alegaram não saber a diferença entre a varíola humana e a varíola dos macacos e 68,9% deles afirmaram que não leram nenhum artigo científico acerca dessa doença. Em relação a prevenção, 95,7% dos participantes declararam que a vacina seja um método eficaz. Sobre a patologia, 100% dos entrevistados alegaram que a Monkeypox é uma doença causada por vírus e 34% deles acreditam que essa enfermidade seja considerada uma IST. Além disso, 85,1% dos participantes alegaram que os macacos não transmitem essa doença para os humanos e 14,9% deles acreditam que indivíduos homossexuais e bissexuais sejam o público mais atingido. O principal meio de obtenção de informação foi a internet, com 87,2% do total e 74,5% dos entrevistados afirmam conhecer os principais sintomas. Tais dados evidenciam a necessidade de sempre estimular a educação continuada sobre essa temática, visando desestigmatizar visões e estimular ações de cuidado pautados no controle da transmissão, monitoramento, rastreamento e vigilância dos casos.
Palavras-chave
Varíola do macaco; educação; questionário.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ícaro Natan Da Silva Moraes, Márcia Mayanne Almeida Bezerra, Rafael Hipolito Pires Batista, Débora Evelyn Ferreira Silva, Max Chaves Mota Junior, Rossela Damasceno Caldeira, Gabriela de Lima Melo, Roberto de Faria Espinheiro