Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE RAIVA HUMANA NO BRASIL NO PERÍODO DE 2010 A 2019
Introdução
A raiva é uma doença viral aguda de alta letalidade e relevância para a saúde pública. É considerada uma doença negligenciada, matando aproximadamente 60.000 pessoas por ano. O vírus (Lyssavirus, Rhabdoviridae) provoca quadros de encefalite aguda e progressiva, com letalidade de aproximadamente 100%. Apenas em 2022, quatro casos de morte por raiva humana foram notificados no Brasil.
Objetivo(s)
Este estudo objetiva descrever os casos de raiva humana notificados no Brasil, no período de 2010 a 2019, segundo pessoa, tempo e lugar.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo transversal e descritivo, de abordagem quantitativa, construído a partir do levantamento de dados secundários de consulta pública disponibilizados pelo TABNET (DATASUS). Para a análise, foram incluídas as variáveis: UF de infecção; sexo; faixa etária; zona de infecção; critério de confirmação; pré e pós-exposição. Os dados foram consolidados e analisados através do software Excel 365.
Resultados e Conclusão
No período analisado foram notificados 37 casos de raiva humana, distribuídos na região norte (40,5%), nordeste (45,4%), sudeste (5,4%) e centro-oeste (5,4%), sendo um caso ignorado. A maioria dos casos ocorreu na zona rural (65%), com faixa etária de maior ocorrência entre 20 e 39 anos (37,8%) e mais prevalente no sexo masculino (75%). Apenas 8,1% dos casos recorreram à profilaxia pós-exposição, e nenhum havia realizado pré-exposição. Dez casos foram notificados como ignorado/em branco nos critérios de pré e pós-exposição. O critério laboratorial representou 81,5% dos casos, enquanto óbito com clínica compatível + perfil epidemiológico foi de 13,5%; ignorado/em branco representou 5,4%. O TABNET (DATASUS) é uma ferramenta de subsídio para análises epidemiológicas objetivas, possibilitando a tomada de decisões baseada em evidências. Nesta análise, o período máximo disponível para consulta foi 2019, limitando o acesso às informações atualizadas. A acessibilidade ao banco de dados é limitada, permitindo o acesso a poucas variáveis de domínio público. A indisponibilidade e incompletude de variáveis geram dados pouco consistentes, ocultando dados importantes e fornecendo informações vagas, comprometendo a análise das informações.
Palavras-chave
raiva humana, análise de dados, epidemiologia
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Nathália Alves Castro do Amaral, Laysa Lindaura Lau Rocha Cordeiro, Francisco Duarte Farias Bezerra, Raylene Medeiros Ferreira Costa, Giselle Ramos da Silva, Silvana Gomes Leal, Verônica Izabel de Brito Alencar, Mariluce de Lima Melo, Thália Soares da Silva