Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEPTOSPIROSE EM PERNAMBUCO, 2017 A 2021
Introdução
Caracterizando-se como uma doença infecciosa de início abrupto e de alta letalidade, a leptospirose é uma zoonose emergente e atinge principalmente regiões tropicais. Expressa considerável relevância social e econômica, por ter elevada incidência em determinadas áreas e alto custo hospitalar, sendo sua ocorrência diretamente relacionada às condições ambientais.
Objetivo(s)
O estudo tem por objetivos descrever o comportamento temporal da incidência do agravo e o perfil demográfico dos casos humanos notificados, em Pernambuco, entre os anos de 2017 e 2021.
Material e Métodos
Estudo epidemiológico descritivo pautado em consultas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Como variáveis consideraram-se as características sociodemográficas, aspectos epidemiológicos e características clínicas da doença. A base de dados foi criada utilizando-se o software TABWIN e o software Microsoft Excel® para gerenciar os dados, organizar, produzir tabelas e gráficos para subsidiar a análise proposta.
Resultados e Conclusão
Foram notificados 3.557 casos durante o período observado, sendo 1.615 (45%) confirmados por critério laboratorial, 1.437 (40%) por critério clínico-epidemiológico e 505 (15%) tiveram o campo ignorado. A primeira Regional de Saúde registrou o maior número de casos 2.985(84%) e destes 784 (87%) foram confirmados em indivíduos pardos (62%), do sexo masculino 728 (81%), residente em área urbana 837 (93%) e a evolução da doença para cura 679 (75%) foram predominantes. A leptospirose continua tendo considerável relevância à saúde pública, pois com as precárias condições de saneamento básico e coleta de lixo, os grandes centros acabam por sofrer inundações frequentes, propiciando o contato da população com a Leptospira sp. e o desenvolvimento da doença, que pode evoluir ao óbito.
Palavras-chave
leptospirose, vigilância epidemiológica, saúde pública
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Nathália Alves Castro do Amaral, Francisco Duarte Farias Bezerra, Raylene Medeiros Ferreira Costa, Laysa Lindaura Lau Rocha Cordeiro, Giselle Ramos da Silva, Mariluce de Lima Melo, Silvana Gomes Leal, Verônica Izabel de Brito Alencar, Thália Soares da Silva