57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INTENSIDADE LUMINOSA E COR NAS CAPTURAS DOS FLEBOTOMÍNEOS (DIPTERA: PSYCHODIDAE) COM ARMADILHAS À BASE DE LEDS (LIGHT-EMITTING DIODES)

Introdução

Objetivo(s)

O presente estudo teve como objetivo avaliar a importância da intensidade luminosa (quantidade) versus cor (qualidade) nas capturas dos vetores das leishmanioses utilizando os LEDs (Light emitting diodes).

Material e Métodos

A pesquisa foi realizada em uma área rural do município de Chapadinha-MA. Foram utilizadas seis armadilhas do tipo HP (Hoover Pugedo), as armadilhas foram modificadas, substituindo as lâmpadas incandescentes por LEDs de cinco milímetro e de alto brilho de três diferentes cores e intensidades: verde (8.000mCD e 15.000mCD), azul (8.000mCD e 15.000mCD) e ultravioleta (300mCD e 3.000mCD). As coletas foram realizadas nos meses de maio a junho de 2019, totalizando vinte e quatro coletas, os tratamentos foram distribuídos de acordo com delineamento quadrado latino. As armadilhas foram instaladas a 1,5 metros do solo, afastadas a 20 m uma das outras no perímetro de um ambiente peridomiciliar, dispostas das 18h00min às 06h00min.

Resultados e Conclusão

Foram coletados 1.954 exemplares de flebotomíneos pertencentes a 13 espécies, sendo que as mais prevalentes foram Nyssomya whitmani (48,6%), Psychodopygus chagasi (24,5%), Evandromya lenti (5,4%), Evandromyia evandroi (4,3%), Micropygomyia quinquefer (4,3%) e Micropygomyia goiana (3,6%). As demais espécies somam (9,3%). Os LEDs verde e azul foram às fontes luminosas mais atrativas quando comparadas com a luz ultravioleta. Em relação a intensidade luminosa, o LED verde de 15.000 mCD foi significante em comparação ao 8.000 mCD. O LED azul não houve diferenças entre as intensidades 8.000 mCD e 15.000 mCD. O LED ultravioleta 300 mCD capturou mais flebotomíneos quando comparada com a de 3.000 mCD. Verificou-se que o uso de diferentes cores influencia na quantidade de espécimes de flebotomíneos capturados, assim como a intensidade dos LEDs verde e ultravioleta.

Palavras-chave

Armadilhas luminosas, Cor, Intensidade, LEDs, Monitoramento vetorial

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Mayara de Sousa de Almeida , Bruna Raquel Ferreira Carneiro, FRANCISCA RAISA DE LIMA SOUSA, GENILSON SILVA DAS NEVES , BENEDITA MARIA COSTA-NETA , FRANCINALDO SOARES SILVA