57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

INQUÉRITO SOROEPIDEMIOLÓGICO DE COVID-19 EM CUIABÁ-MT

Introdução

Objetivo(s)

estimar a prevalência de anticorpos contra o SARS-CoV-2 e sua relação com os determinantes sociais em saúde em Cuiabá-MT.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal com amostragem por conglomerado em três estágios: setor censitário; domicílio; e morador com mais de 18 anos. Foi realizado em Cuiabá, capital de Mato Grosso, no período de 16 de setembro a 15 de outubro de 2020, totalizando 776 pessoas entrevistadas. As amostras biológicas foram coletadas no domicílio e posteriormente transportadas até o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT). Em seguida, realizou a análise laboratorial por meio da quimioluminescência para a determinação quantitativa de anticorpos IgG contra as proteínas S1 e S2 do SARS-CoV-2. Todas as análises foram realizadas utilizando-se o software Stata 12, com o comando "svy" que permite incorporar fatores de ponderação e considera o desenho complexo da amostra. Foram respeitados todos os aspectos éticos em pesquisa, de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Resultados e Conclusão

Entre os 776 indivíduos, 460 (52,4%) eram mulheres e 316 (47,5%) eram homens, com idade de 30 a 49 anos e com predomínio de cor/raça negra. Em relação as análises sorológicas realizadas, apenas 17,6% dos participantes apresentaram anticorpos de SARS-CoV-2. Apesar do número de entrevistados do sexo feminino ser mais elevado, observou-se que pessoas do sexo masculino foram mais infectados com a COVID-19. Além disso, indivíduos com idade entre 50 a 59 anos e de cor/raça negra representaram maior percentual entre aqueles que já haviam sido infectados pelo vírus. Quanto aos indivíduos que demonstraram positividade no teste sorológico de SARSCoV-2, 61,1% destes apresentaram sinais e sintomas relacionados a doença. Os mais frequentes foram: alteração de olfato e/ou paladar (39,6%), febre (38,8%), dor no corpo (37,0%), tosse (33,1%) e dificuldade para respirar (25,7%). Em relação aos participantes que testaram negativo no teste sorológico de SARS-CoV-2, 30,4% referiram apresentar sintomas suspeitos, sendo os mais frequentes: dor no corpo (16,9%), dor de garganta (11,7%), febre (10,5%) e tosse (9,7%).
Os achados aqui descritos são essenciais para o direcionamento das ações de saúde a serem estabelecidas pelos gestores públicos no enfrentamento assertivo da pandemia e assim reduzir os impactos negativos em todos os setores que envolvem a vida da população matogrossense, reduzindo casos, internações e óbitos.

Palavras-chave

Pesquisa; Pandemia; Anticorpos;

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA, JULIANO SILVA MELO, ANA CLÁUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL, NAYARA CRISTINE MARCHIORO PEREIRA SIQUEIRA, ALESSANDRA CRISTINA FERREIRA DE MORAES, JULIANA ILÍDIO DA SILVA, AMANDA CRISTINA DE SOUZA ANDRADE, EMERSON SOARES DOS SANTOS, ANA PAULA MURARO