57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico de pacientes com COVID-19 internados em um hospital público de urgência e emergência em Belém/PA

Introdução

O SARS-CoV-2 é o vírus responsável pela pandemia da COVID-19, que ocasionou mais de 450 milhões de casos confirmados e mais de 6 milhões de mortes no mundo. A doença possui amplo espectro sintomatológico, cuja gravidade altera entre feitos assintomáticos, leves, moderados, graves e até mesmo críticos, de modo que os infectados podem ir entre apresentar sintomas, seguindo para necessidade de internação em terapia intensiva e óbito.

Objetivo(s)

Analisar o perfil dos pacientes com diagnóstico positivo para COVID-19 em um hospital público de urgência e emergência em Belém/PA.

Material e Métodos

A pesquisa consiste em um estudo retrospectivo, transversal e analítico, em que foram coletados dados, sociodemográficos e clínicos, de 117 prontuários de pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19 em um hospital público municipal de urgência e emergência em Belém/PA. Os dados foram armazenados em planilhas do Microsoft Excel®, o qual também foi utilizado para a confecção de gráficos e tabelas. A análise estatística dos dados foi realizada com auxílio do programa Bioestat 5.3®.

Resultados e Conclusão

A média de idade encontrada foi de 60.9 anos (±17.21) com uma prevalência do sexo masculino (53.4%). Quanto às características clínicas, os principais sinais e sintomas apresentados na admissão foram dispneia (74.1%), tosse (64.6%) e febre (58.2%). As comorbidades associadas mais frequentes foram hipertensão arterial sistêmica 43.9% e diabetes mellitus (30.1%). 19.8% dos internados necessitaram de oxigenoterapia e 17.2% prosseguiram para o uso de ventilação mecânica invasiva. A média do tempo de internação hospitalar foi de 6.2 ± 5.2 dias, sendo que 32.7% apresentaram algum tipo de complicação durante a internação e 39.3% precisaram de terapia intensiva. Acerca dos desfechos, 62.2% dos pacientes foram transferidos, 13.7% receberam alta e 24.1% evoluíram para óbito.
Assim, visto que a COVID-19 é uma doença de grande impacto mundial, os estudos epidemiológicos são de extrema importância para a documentação da sua evolução e comportamento.

Palavras-chave

COVID-19; SARS-CoV-2; Epidemiologia.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ana Beatriz Nunes Pereira, Thaynah Nunes Souza, Angélica Menezes Bessa Oliveira, Fernando Sérgio Henriques Pereira, Júlio Éden Davi Lopes Araújo, Rangel Pereira Brasil, Luiz Fernando Almeida Machado