57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DE CONFORMIDADE DE DADOS CLÍNICOS DE UMA DOENÇA CRÔNICA DE NOTIFICAÇÃO COMPUSÓRIA DO SINAN NO ESTADO DO PARÁ

Introdução

Estudos têm trazido problemáticas relacionadas à qualidade e confiabilidade de dados. Na área da saúde, a inconformidade dos dados, subnotificação de informações indispensáveis e falha na coleta dos dados podem prejudicar toda a finalidade do uso dessas informações em saúde.

Objetivo(s)

Analisar a qualidade dos dados de hanseníase (MH), utilizados para a produção de informações de saúde.

Material e Métodos

Foram utilizados dados secundários contendo informações de MH, do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), de 2018 a 2020, no estado do Pará. As inconsistências originadas da ficha de notificação do SINAN, foram caracterizadas em 10 tipos de inconformidades de dados, dentre estas as classificadas como evento crítico são: tipo 01- Nº de lesões < 5, nº de nervos <= 1 e baciloscopia negativa e não apresenta lesões com infiltrações ou nódulos, é incompatível com a classificação operacional multibacilar – MB; tipo 02 – Número de lesões > 5, é incompatível com a classificação operacional Paucibacilar – 1 PB e tipo 04 – Classificação operacional 1 PB é incompatível com a baciloscopia positiva. (Baciloscopia positiva é sempre MB). Os resultados foram ilustrados por meio de tabelas e gráficos.

Resultados e Conclusão

O estado do Pará em seus 144 municípios apresentou todos os dez tipos de inconformidades. Com um número total de 5737 casos novos; o percentual por tipo de inconformidade foi, Tipo 1, 714 (12,45%); Tipo 2, 37 (0,64%); Tipo 3, 20 (0,35%); Tipo 4, 75 (1,31%); Tipo 5, 57 (0,99%), Tipo 6, 57 (0,99%); Tipo 7, 50 (0,87%); Tipo 8, 28 (0,49%) e Tipo 10, 170 (2,96%). Conclusão: Infere-se que a inconformidade pode provocar barreiras na qualidade da informação e atenção na tomada de decisão no contexto da atenção básica. Diante de informações fragmentadas, em duplicidade e desta maneira, pouco fidedignas, o uso desses dados para tomada de decisão torna-se passível de erros, uma vez que as informações podem não representar a população em questão e dificultar ainda mais a realização de ações de gestão do cuidado na assistência. Recomenda-se, portanto, que haja uma qualificação e monitoramento contínuo desses registros para que cumpram o seu fim, com qualidade e confiabilidade.

Palavras-chave

Qualidade de dados; Sistemas de informação em saúde; Hanseníase

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Bruno Vinicius da Silva Pinheiro, Alcinês da Silva Sousa Júnior, Fábyla D’ Tácia Brito Trindade, João Sérgio de Sousa Oliveira, Thayse Moraes de Moraes, Thomaz Xavier Carneiro, Denilson Silva Feitosa Júnior, Daniele Monteiro Nunes , Marcos Oliveira Silva, Luiz Fernando Couvre, Marília Brasil Xavier