57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Correlação dos níveis hormonais sexuais e citocinas com a probabilidade de morte na leishmaniose visceral

Introdução

A influência das variações sexuais na resposta imune contra a leishmaniose visceral (LV) ainda não é totalmente compreendida. Embora, modelos clínicos com animais e seres humanos sugerem que as diferenças genéticas, biológicas, fisiológicas e hormonais entre os sexos podem modular a resposta imune e a síntese de citocinas, determinando o grau de exposição, a suscetibilidade, a variabilidade clínica, a gravidade e os indicadores de letalidade da doença.

Objetivo(s)

Este estudo objetivou correlacionar os níveis hormonais da testosterona total (TT) e dihidrotestosterona (DHT) com citocinas, manifestações clínicas e probabilidade de morte na LV.

Material e Métodos

O estudo caracteriza-se como longitudinal e retrospectivo, realizado em uma instituição referência no tratamento de doenças infecciosas e parasitárias de Teresina, Piauí, Brasil. A amostra foi constituída por 127 indivíduos do sexo masculino, sendo 107 doentes que foram admitidos para diagnóstico e tratamento da LV entre 2008 a 2020, e 20 doadores de sangue. Entre os doentes, 21 participantes foram avaliados no diagnóstico, antes do tratamento (T0), e 30 dias após o início do tratamento de LV (T30). Foram considerados como variáveis de exposição os níveis plasmáticos das citocinas IL-6, IL-8, IL-10, TNF, IL-1β, IL-12p70 e INF-γ, assim como a concentração sérica da TT e DHT. Os desfechos avaliados envolveram as condições clínicas e a probabilidade morte, calculada por meio do software Kala-Cal®.

Resultados e Conclusão

Os participantes com LV deste estudo registraram níveis elevados de citocinas inflamatórias (IL-6, INF-γ) e anti-inflamatória (IL-10). Os doadores de sangue apresentaram níveis elevados de IL-8 e IL-1β. Participantes com LV que apresentaram vômitos tiveram concentrações mais altas de IFN-γ, e os que apresentaram epistaxe demonstraram níveis mais elevados de IL-8. Após os 30 dias do início do tratamento, observou-se redução significativa nos níveis circulantes de TNF, IL-10, IL-6, IL-8 e IFN-γ. Doentes com probabilidade de morte ≥10% indicaram níveis mais elevados de IL-6. Constatou-se correlação inversa de TT e DHT com IL-8, indicando atenuação da resposta inflamatória por via de sinalização de IFN-γ, pois esta citocina se mostrou inversamente relacionada com DHT circulante. As evidências encontradas confirmam a tendência de que as pessoas com LV apresentam elevação dos níveis plasmáticos de citocinas inflamatórias e anti-inflamatórias.

Palavras-chave

Leishmaniose visceral; Calazar; Citocinas; Testosterona; Dihidrotestosterona; Letalidade.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Layana Pachêco de Araújo Albuquerque, Michelle Maria Ferreira Lopes, Daniela Bandeira de Carvalho, Maria Nauside Pessoa da Silva, Maria Regiane Araujo Soares, Débora Cavalcante Braz, Carlos Henrique Nery Costa