57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA ESPOROTRICOSE HUMANA EM PERNAMBUCO, 2016 A 2022

Introdução

A esporotricose é uma zoonose emergente causada pelo fungo Sporothix schenckii e no Brasil a espécie mais encontrada é a S. brasiliensis. A transmissão dar-se através da inoculação do fungo na pele lesionada por espinhos, arranhões e mordidas de animais contaminados. Na forma zoonótica, os gatos infectados são importantes na transmissão ao ser humano e na manutenção do fungo no ambiente.

Objetivo(s)

O estudo tem por objetivos descrever o comportamento temporal da incidência do agravo e o perfil demográfico dos casos humanos notificados, em Pernambuco, entre os anos de 2016 e 2022.

Material e Métodos

Estudo epidemiológico descritivo pautado em consultas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Como variáveis consideraram-se as características sociodemográficas, aspectos epidemiológicos e características clínicas da doença. A base de dados foi criada utilizando-se o software TABWIN e o software Microsoft Excel® para gerenciar os dados, organizar, produzir tabelas e gráficos para subsidiar a análise proposta.

Resultados e Conclusão

Foram notificados 1514 casos suspeitos de esporotricose em humanos, sendo 778 casos confirmados (51%) e 736 casos descartados (49%). Dos casos confirmados, 361 foram por critério laboratorial (46%) e 417 por vínculo clínico-epidemiológico (54%). Os casos confirmados estão concentrados na I Regional de Saúde 668 (93%), em indivíduos pardos 408 (57%), do sexo feminino 417 (66%), na faixa etária de 35-44 anos (20%), residente em área urbana 629 (88%), doença não relacionada ao trabalho 429 (60%) e a evolução da doença para cura 498 (70%) foram predominantes. Os dados revelam a importância do agravo, que atinge parcela produtiva da população, embora a infecção demonstre-se pouco letal, aponta-se a necessidade de vigilância em saúde e adequada às necessidades dessa população. Por ser um agravo de potencial infecção zoonótica, com destaque para os felinos, em especial os gatos, como principal agente transmissor, sugere-se políticas públicas voltadas à implementação de programas de controle populacional.

Palavras-chave

esporotricose, vigilância epidemiológica, saúde pública

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Autores

Nathália Alves Castro do Amaral, Francisco Duarte Farias Bezerra, Raylene Medeiros Ferreira Costa , Marcus Vinicius Moreira Barros, Giselle Ramos da Silva, Laysa Lindaura Lau Rocha Cordeiro, Verônica Izabel de Brito Alencar, Mariluce de Lima Melo, Silvana Gomes Leal, Thália Soares da Silva