57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Panorama da tuberculose na população de rua na região Metropolitana de Belém na última década.

Introdução

A tuberculose é uma doença que possui fortes vínculos com a pobreza de uma população, prova disso é a sua distribuição ao redor do mundo, onde os países em desenvolvimento apresentam mais casos e óbitos por tuberculose que os países desenvolvidos. Neste sentido, a análise da situação epidemiológica da tuberculose nas populações vulneráveis, a exemplo da população em situação de rua, em uma capital como Belém é um importante indicador de como a saúde pública de um país está sendo administrada.

Objetivo(s)

Descrever a situação epidemiológica da tuberculose na população de rua da região metropolitana de Belém de 2011 a 2022.

Material e Métodos

Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de dados coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) disponibilizada pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). As informações coletadas dizem respeito ao número de casos de tuberculose notificados na região metropolitana de Belém a partir do ano de 2011 até o ano de 2021.

Resultados e Conclusão

A partir da análise dos dados retirados do SINAN, quanto aos casos de tuberculose em pessoas em situação de rua, notificados da região metropolitana de Belém, nota-se que só houve registros a partir do ano de 2014, ano com menor notificação, constando 13 casos, enquanto nos demais anos, até 2021, foram notificados: 43, 36, 35, 45, 41, 50 e 30, respectivamente, totalizando 293 casos notificados. Desses casos, a faixa etária com maior prevalência foi de 20 a 49 anos, com a maioria dos casos concentrada em pessoas da etnia parda (210 casos) e parda (41 casos), e no sexo masculino (232 casos). Portanto, nota-se que, mesmo a tuberculose sendo uma doença grave e de alta transmissibilidade, a atenção das autoridades quanto a seu controle nas populações vulneráveis na capital paraense são um esforço recente, tendo em vista que os registros não chegam há uma década, porém, com constante aumento de número de casos reportados até 2020 de maneira previsível, já que as condições de moradia da população em situação de rua facilitam a disseminação da doença.

Palavras-chave

Tuberculose; População em Situação de Rua; Atenção à Saúde.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Rafaela Vieira Saggin, Hiago de Jesus Rocha Vieira , Mariana Cristina Santos Andrade, Matheus Lucas Meireles Franklin, Aldrin Rodrigo Prestes Chagas, Bernado Freire Da Silva Arruda , Fernanda Oliveira De Oliveira , Cléa Nazaré Carneiro Bichara