57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

LEPTOSPIROSE: CONFIRMAÇÃO DE CASOS PELO CRITÉRIO LABORATORIAL NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Introdução

A leptospirose é uma zoonose cujo agente etiológico é a Leptospira spp. Em humanos o quadro clínico apresenta largo espectro, indo desde assintomáticos a manifestações graves. Os sintomas mais frequentes como febre, cefaleia e artralgia assemelham-se a outras doenças infecciosas, portanto o diagnóstico precoce condiciona bom prognóstico. O Teste de Aglutinação Microscópica (MAT) constitui padrão ouro para o diagnóstico laboratorial da leptospirose, no entanto, poucos estudos avaliam o tempo de adoecimento e os critérios de interpretação do MAT.

Objetivo(s)

O objetivo desse estudo foi descrever aspectos relacionados à confirmação de leptospirose pelo critério laboratorial em casos encaminhados ao Instituto Evandro Chagas, referência da Região Norte do Brasil, no período 2017 a 2020.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo com dados obtidos por meio da consulta simultânea a três sistemas: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS (GSUS) e Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Resultados e Conclusão

No período estudado, 1106 casos suspeitos foram notificados e tiveram suas amostras sorológicas encaminhadas ao laboratório de referência para realização do MAT. Nesse universo, houve apenas 13,11% de confirmação laboratorial. Desses, 82,07% foram confirmados na 1ª amostra, ou seja, por amostra única, e 17,93% receberam confirmação por soroconversão. A relação tempo de doença e soropositividade, revelou que em 52,11% dos casos houve confirmação laboratorial em amostras coletadas com menos de 10 dias de doença. Diante dessas informações, constatou-se a eficiência do MAT na detecção de anticorpos anti-leptospiras na 1ª amostra, ou amostra única, com tempo de adoecimento menor que 10 dias. No entanto, evidenciou-se a necessidade de elaboração de melhores estratégias no que diz respeito ao diagnóstico diferencial para elucidar quadros clínicos semelhantes aos quadros de leptospirose, pois apenas 13,11% dos casos notificados foram confirmados.

Palavras-chave

Leptospirose, Diagnóstico laboratorial, MAT, tempo de adoecimento

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Aline Silva Pereira, Tuane Carolina Ferreira Moura, Francisco Lúcio Paula Ramos, Leni Celia Reis Monteiro Monteiro Monteiro, Marcia Nazaré Miranda Bahia, Raimundo Pio Girard Martins, Susana Mika Yahisa , Bruna Daniele Lisboa Mota, Cintya Oliveira Souza