Dados do Trabalho
Título
ÓRTESE DE BAIXO CUSTO PARA PACIENTES HANSENIANOS ASSISTIDOS NA OFICINA ORTOPÉDICA FIXA/LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA (LABTA) DA UNIDADE DE ENSINO E ASSISTÊNCIA DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL (UEAFTO) DO CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇ
Introdução
A hanseníase é uma patologia incapacitante ocasionada pelo Micobacterium leprae (M. leprae). O comprometimento do nervo fibular pode dificultar ou impossibilitar movimentos de dorsiflexão do pé, extensão dos dedos e eversão do pé, apresentando o quadro conhecido como ´´pé caído`` ou ``pé equino``.
Objetivo(s)
Descrever os benefícios do dispositivo assistivo férula de Harris para pacientes com “pé caído”, sob uma perspectiva de baixo custo.
Material e Métodos
Pesquisa do tipo qualitativa e descritiva. Amostra constituída por 20 pacientes hansenianos com lesão do nervo fibular. Projeto aprovado pelo parecer número 4.055.462, CAAE-28812420.3.0000.5174. Foram utilizados os instrumentos Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), a Medida de Independência Funcional (MIF) e a Escala SALSA (Screening of Activity Limitationand Safety Awareness), durante a avaliação e dispensação do dispositivo. O estudo foi realizado na Oficina Ortopédica Fixa/Laboratório de Tecnologia Assistiva (LABTA) e contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA). Para a confecção dos dispositivos ortóticos, férulas de Harris, foram utilizados materiais economicamente viáveis, visando a redução de custos para aquisição dos equipamentos como: couro sintético, rebites, acetato de vinila (EVA), fivela plástica de mochila, elástico e velcros.
Resultados e Conclusão
A utilização da férula de Harris de baixo custo mostrou-se viável e necessária para maximizar a deambulação dos pacientes, tendo em vista as sequelas físicas provocadas pela doença. Verificou-se que o uso do recurso assistivo foi fundamental para proporcionar aos pacientes com quadro de “pé caído”, condições de realizar atividades de vida diária, instrumentais de vida diária, trabalho e lazer. A férula de Harris melhorou significativamente a capacidade de deslocar-se dos pacientes atendidos no LABTA, proporcionando funcionalidade e mobilidade aos pacientes.
A férula de Harris é um dispositivo assistivo necessário para proporcionar autonomia, independência e qualidade de vida às pessoas com sequelas hansênicas com “pé caído”, contribuindo para inclusão social. A confecção do recurso gerou a necessidade de pesquisar e desenvolver novos métodos e técnicas de confecção de dispositivos de baixo custo.
Palavras-chave
Hanseníase; Pessoa com Deficiência; Tecnologia Assistiva.
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Amanda Alice de Lima Carvalho, Israel Fernandes de França Cunha, Ádnny Rayane da Silva Farinha, Jorge Lopes Rodrigues Neto, Adriano Prazeres de Miranda, Jorge Lopes Rodrigues Júnior , Nonato Márcio Custódio Maia Sá