Dados do Trabalho
Título
Análise Epidemiológica das Internações pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), no período de 2017 a 2021, no município de Belém, estado do Pará.
Introdução
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é ocasionada por meio da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Tal vírus é classificado como um retrovírus de RNA, o qual atinge os linfócitos TCD4+. A infecção pelo HIV é classificada em aguda, assintomática e sintomática, sendo uma importante questão de saúde pública no Brasil e no Mundo.
Objetivo(s)
Descrever o perfil de internação por HIV, no período de 2017 a 2021, no município de Belém, estado do Pará.
Material e Métodos
Esse estudo é do tipo observacional, descritivo, e de caráter retrospectivo, com dados oriundos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) do Ministério da Saúde (MS), no período de 2017 a 2021, no município de Belém, estado do Pará. Para tal, foram utilizadas as variáveis: número de internações, tempo médio de permanência, número de óbito, faixa etária e sexo.
Resultados e Conclusão
Após a análise dos dados foram obtidos um total de 2.911 indivíduos internados por HIV no período analisado. A tempo médio de internações foi de 17,7 dias, com 569 óbitos (19,5%) no mesmo período. Além disso, a faixa etária de maior incidência foi de 30 a 39 anos: 923 casos (31,7%), seguida de 20 a 29 anos: 901 casos (30,1%). Por fim, o sexo feminino foi o de maior incidência, correspondendo a 1548 casos (53,2%). Em vista dos dados coletados, depreende-se que as internações pelo vírus HIV são longas, o que pode onerar o serviço público para o atendimento a essa população. Ademais, a AIDS possui uma taxa de óbitos elevada (quase um quinto das pessoas infectadas). Ao contrário da literatura recente e da epidemiologia brasileira, no município de Belém, o maior número de internações pela doença são de mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos. Dessa forma, medidas devem ser implementadas, no âmbito da saúde pública, para minimizar essas taxas, com enfoque maior para o público feminino jovem que vem sendo mais atingido.
Palavras-chave
Epidemiologia; Internação Hospitalar; HIV; AIDS.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Rogério Monteiro Gonçalves, Maria Fernanda de Carvalho Dias, Ester Samar Neves Sarmento, Felipe Gomes Pontes, Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto