57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise Epidemiológica das Internações pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), no período de 2017 a 2021, no município de Belém, estado do Pará.

Introdução

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é ocasionada por meio da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Tal vírus é classificado como um retrovírus de RNA, o qual atinge os linfócitos TCD4+. A infecção pelo HIV é classificada em aguda, assintomática e sintomática, sendo uma importante questão de saúde pública no Brasil e no Mundo.

Objetivo(s)

Descrever o perfil de internação por HIV, no período de 2017 a 2021, no município de Belém, estado do Pará.

Material e Métodos

Esse estudo é do tipo observacional, descritivo, e de caráter retrospectivo, com dados oriundos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) do Ministério da Saúde (MS), no período de 2017 a 2021, no município de Belém, estado do Pará. Para tal, foram utilizadas as variáveis: número de internações, tempo médio de permanência, número de óbito, faixa etária e sexo.

Resultados e Conclusão

Após a análise dos dados foram obtidos um total de 2.911 indivíduos internados por HIV no período analisado. A tempo médio de internações foi de 17,7 dias, com 569 óbitos (19,5%) no mesmo período. Além disso, a faixa etária de maior incidência foi de 30 a 39 anos: 923 casos (31,7%), seguida de 20 a 29 anos: 901 casos (30,1%). Por fim, o sexo feminino foi o de maior incidência, correspondendo a 1548 casos (53,2%). Em vista dos dados coletados, depreende-se que as internações pelo vírus HIV são longas, o que pode onerar o serviço público para o atendimento a essa população. Ademais, a AIDS possui uma taxa de óbitos elevada (quase um quinto das pessoas infectadas). Ao contrário da literatura recente e da epidemiologia brasileira, no município de Belém, o maior número de internações pela doença são de mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos. Dessa forma, medidas devem ser implementadas, no âmbito da saúde pública, para minimizar essas taxas, com enfoque maior para o público feminino jovem que vem sendo mais atingido.

Palavras-chave

Epidemiologia; Internação Hospitalar; HIV; AIDS.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Rogério Monteiro Gonçalves, Maria Fernanda de Carvalho Dias, Ester Samar Neves Sarmento, Felipe Gomes Pontes, Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto