57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

CASOS DE MALÁRIA NO ESTADO DO PARÁ DURANTE O ANO DE 2021

Introdução

A malária ainda representa um importante problema de saúde pública na região Amazônica, onde são notificados 95% dos casos da doença. No estado do Pará, a transmissão da malária ocorre de forma focal e concentrada em determinadas áreas do estado. No entanto, deve-se considerar que todos os municípios são susceptíveis para a transmissão, devido à presença do mosquito vetor e de pessoas infectadas.

Objetivo(s)

Descrever a situação epidemiológica da malária, considerando como local provável de infecção os municípios do estado do Pará.

Material e Métodos

Foram coletadas informações referentes aos resultados dos exames para a pesquisa de Plasmodium spp por microscopia, que estão disponibilizados no sistema de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde/SIVEP-malária. Analisou-se a distribuição do número de casos por municípios, a distribuição por agente etiológico e a porcentagem de casos de malária causada por P. vivax, no período de janeiro a dezembro de 2021.

Resultados e Conclusão

A análise dos dados mostrou que em 53,5% (77/144) dos municípios do Pará houve pelo menos 1 caso de malária. No total foram registrados 20.296 casos, sendo 17.585 (86,6%) causados por P. vivax. Também foram notificados casos de malária por P. falciparum (2.484), P. malariae (1) e casos de infecção mista (226, P. falciparum e P. vivax). A incidência parasitária anual (IPA) foi 2,3, considerada baixa, porém, observa-se uma grande variação na distribuição do número de casos por municípios (0 a 7.655). Os dois municípios que mais notificaram casos foram Jacareacanga (7.655) e Itaituba (5.003), ambos com maior positividade para P. vivax, mas também houve notificação de P. falciparum. Esses dois municípios registraram 62,4% (12.658/20.296) do total de casos notificados no Pará. Em Jacareacanga foi registrado o único caso de P. malariae. Em Belém, a capital do estado, foram notificados 19 casos, sendo 18 P. vivax e 1 P. falciparum.

No estado do Pará, no ano de 2021, os dois municípios que mais notificaram casos de malária foram Jacareacanga e Itaituba, no entanto, em 53,5% dos municípios houve notificação de pelo menos um caso, indicando a necessidade de manter as ações de controle da malária nos serviços de saúde.

Palavras-chave

Malária, Epidemiologia, Estado do Pará

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

CARLA GISELE RIBEIRO GARCIA, LILIAN JÉSSICA PASSOS LIMA, BEATRIZ COSTA RIBEIRO, RAFAELA ALVES GOMES, JAMESON DIEGO PEREIRA BARROS, MARINETE MARINS PÓVOA, MARISTELA GOMES CUNHA