57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Identificação de polimorfismo no gene CYP2D6 em remanescentes quilombolas no estado do Pará.

Introdução

O pigmento respiratório do sangue, atualmente denominado de citocromo 1 é uma proteína, geralmente ligada a membranas dos eritrócitos, com capacidade para transportar elétrons, que exercem papel fundamental nos processos de oxidação e redução intracelular. A superfamília CYP ou citocromo P450, é composta por proteínas responsáveis pelo metabolismo de vários substratos endógenos e xenobióticos diferentes, como a maioria dos medicamentos, logo apresentam alta expressão no fígado. CYPs são as enzimas metabolizadoras dos fármacos de Fase 1 mais importantes. Entre elas, a enzima CYP família 2 subfamília D membro 6 (CYP2D6) é essencial nesta família, pois vários medicamentos de grande importância clínica como antidepressivos, antipsicóticos, antiarrítmicos, antihipertensivos, entre outros, são metabolizados por ela. Portanto, polimorfismos no gene CYD2D6 podem alterar a nível quantitativo e qualitativo a atividade enzimática, resultando em respostas alteradas dos indivíduos ao tratamentos farmacológicos. A farmacogenética da enzima CYP2D6 tem sido bastante estudada e acredita-se que ela atua no metabolismo de aproximadamente 20% dos medicamentos prescritos, entre eles, a primaquina, única droga licenciada capaz de eliminar hipnozoítos de P.vivax e P. ovale., possui metabolismo complexo envolvendo a atividade de CYP2D6, que mesmo em concentrações relativamente baixas, comparada com outros CYP relevantes no tecido de hepatócitos, possui grande importância para geração de metabólitos altamente reativos (redox).

Objetivo(s)

O presente estudo teve como objetivo analisar as frequências alélicas e genotipar um polimorfismo associado a isoformas de CYP2D6 visando contribuir para o controle e prevenção da malária em seis comunidades de remanescentes quilombolas localizadas em regão endêmica do Pará, município de Oriximiná (Rio Trombetas).

Material e Métodos

Para genotipagem foi analisada a mutação na posição 100 com substituição de adenina por guanina utilizando PCR em Tempo real.

Resultados e Conclusão

As frequências genotípicas e alélicas do polimorfismo foram estimadas por simples contagem. A frequência do polimorfismo em homozigose foi 0,5929 e em heterozigose foi observada uma frequência de 0,3673. Resultados extremamente importantes tendo em vista o esforço de anos para erradicação da malária e o cenário de pandemia atual onde fármacos como a cloroquina, que sofre influência metabólica do gene em questão, foram prescritos de maneira indiscriminada.

Palavras-chave

CYP2D6, malária, primaquina, cloroquina, remanescentes quilombolas.

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Haiala Soter Silva Oliveira, Rebeca Fontenele Pinheiro, Maria Fernanda Lopes Pereira, Lucas Matheus Cavalcante Silva, Raissa Lima Correa, Beatriz Pompeu Arruda, Luana Lima Silva, Greice Lemos Cardoso-Costa, João Farias Guerreiro