57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Vigilância Integrada SARS-CoV-2 & Influenza & OVR – uma construção de paradigma, sob a visão da saúde única.

Introdução

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a ameaça de epidemias e pandemias persiste, sendo imperativo manter vigilância expressiva no mundo. Este paradigma deve considerar a inteligência epidemiológica na composição desse objeto, e operacionalizar a estrutura baseada nas necessidades e prioridades específicas de cada país. O fortalecimento desse sistema é fundamental para a manutenção da vigilância ativa dos vírus respiratórios, com vistas à detecção rápida e resposta robusta.

Objetivo(s)

Descrever o racional de um modelo de vigilância integralizada com base nas análises de normas programáticas e lições apreendidas, com inclusão da influenza, covid-19 e outros vírus respiratórios (OVR), na perspectiva de saúde integrada sustentável.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo e analítico, assentado a partir de a análise de instruções normativas e publicações temáticas disponíveis. As definições de caso específicas e ações estratégicas devem ser adaptadas aos modelos, em todas as etapas do processo, de biossegurança e biosseguridade. Ao menos 50 e, idealmente, 150 amostras carecem ser testadas semanalmente pelo Centros Nacionais de Influenza, com ensaios multiplex de reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa em tempo real (RT-PCR).

Resultados e Conclusão

No contexto da integração da vigilância, a rede sentinela de influenza existente precisa se ajustar para garantir que um número adequado de amostras biológicas e informações clínicas e epidemiológicas estejam disponíveis para atender aos objetivos. Qualidade, representatividade e sustentabilidade são os princípios norteadores para a integração. Outrossim, a aplicação de algoritmos que permitam o monitoramento de cocirculação desses vírus, a detecção de coinfecções com SARS-CoV-2 e influenza, adaptados para incluir testes para OVR. Portanto, fomentar o monitoramento de tipos/linhagens virais, a caracterização genética, a identificação de vírus em animais e a dos vírus candidatos a vacinação anual, assim como contribuir para a definição de políticas públicas multissetoriais.

Palavras-chave

Influenza, SARS-CoV-2, Outros Vírus Respiratórios (OVR).

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Telma Regina Marques Pinto Carvalhanas, Pamella Cristina de Carvalho Lucas, Camila Lorenz, Angela Tiemi Tanamachi, Lucca Nielsen, Raquel Gardini Sanches Palasio, Guillermo Leonardo Florez Montero, Tatiana Portella, Rafael Lopes , Bernadete de Lourdes Liphaus, Ana Lucia Frugis Yu