Dados do Trabalho
Título
Infecção fúngica rara em usuário crônico de corticoide - Relato de caso
Objetivos(s)
Relatar um caso de apresentação clínica grave, atendido no CEMETRON, com doença disseminada, cutânea, mucosa e óssea.
Relato do Caso
Comumente isoladas de fontes ambientais, como ar, folhas de árvores e cascas de laranja, leveduras do gênero Sporobolomyces spp. contêm 56 espécies catalogadas, sendo a mais comum S. salmonicolor, que tem este nome devido à cor alaranjada típica de sua colônia em cultura. Têm probabilidade baixa de provocar doença no homem e não constituem risco para o meio ambiente. A patologia por este fungo tem caráter oportunista, com poucas infecções relatadas no mundo. Foram atendidos todos os preceitos éticos e utilizados dados da anamnese e exame físico, da sua evolução, bem como exames complementares.
Paciente masculino de 52 anos, residente em Rondônia, com histórico de uso sem prescrição médica de corticoide havia 10 anos, para lombalgia. Referia aparecimento de nódulos cutâneos havia quatro anos, inicialmente no dorso da mão esquerda, depois em membro superior direito e em membros inferiores, bastante dolorosos, alguns tendo evoluído com ulceração, com infecção secundária e até amputação do hálux direito. Havia três meses que se queixava de odino e disfagia, tendo evoluído com dificuldade de deglutição e emagrecimento importante. Foi encaminhado devido a histopatológico da lesão oral que mostrou mucosa malpighiana com acantose, papilomatose e processo inflamatório crônico granulomatoso no córion. À admissão apresentava ainda limitação de movimentação devido à lombalgia e artropatia de joelho esquerdo. O agente etiológico foi identificado através de culturas do abscesso da mão esquerda. Foram descartadas outras hipóteses diagnósticas como tuberculose, leishmaniose, paracoccidioidomicose, Aids, brucelose, nocardiose e outras doenças fúngicas, com exames como cultura para bactérias, fungos, sorologias e exames de biologia molecular. Tratado com anfotericina B lipossomal, evoluiu com melhora gradativa das lesões e da artralgia, regressão da disfagia e ganho de peso.
Conclusão
A apresentação cutânea de doença causada por S. salmonicolor pode ser generalizada como dermatite, muitas vezes caracterizada por lesões dolorosas da pele. Menos comum, como observado neste caso é o comprometimento mucoso e ósseo. A descrição do primeiro caso de doença grave identificado em Rondônia, ressalta que este fungo pode causar infecções invasivas e desempenhar um importante papel no cenário clínico de pacientes com imunossupressão.
Área
Eixo 12 | Infecções causadas por fungos
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Rodrigo René Bucar Durlacher, Felipe Almeida Rosa, Harianne Gedeon Barros Barroso, Kelvin Lucas Paganini, Elton Bill Amaral de Souza, Flavia Serrano Batista, Maria Arlete da Gama Baldez, Sonia Maria Dias de Lima, Mariana Ayres Henrique Bragança, Rui Rafael Durlacher