57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

INFECÇÃO NATURAL POR trypanosoma sp ASSOCIADA EM CÃO DOMÉSTICO PROCEDENTE DE ÁREA RURAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS – AMAZONAS: RELATO DE CASO

Objetivos(s)

Objetivo deste estudo foi investigar infecção natural por Trypanosoma sp. em um cão doméstico de uma área rural da região metropolitana de Manaus – Amazonas.

Relato do Caso

O animal, uma cadela sem raça definida (SRD), idade de 5 anos e peso de 17,5 kg, proveniente de uma propriedade particular localizada as margens da BR-174, km 1162, área rural de Presidente Figueiredo, apresentou febre intermitente, letargia, anemia progressiva, hepatoesplenomegalia, fraqueza progressiva, perda de peso e olho esbranquiçado. O Cão foi encaminhado para Manaus e após avaliação física e exames laboratoriais, constatou-se a alta parasitemia por tripanossomatídeos no sangue periférico. Novas amostras foram colhidas e enviadas Gerência de Entomologia da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) para identificação do parasito por métodos moleculares em que constatou-se não se tratar de T. cruzi. Após 11 dias de tratamento com hemocare (0,9 ml, 12/12h), Silimarina (30mg/kg, 24h), imizol (0,18ml, 48h, SC) HYABAK (gota, 8/8h) e Benznidazol (100 mg, VO), o animal foi a óbito.

Conclusão

O acompanhamento de animais domésticos para investigação de infecções é necessário para avaliar a proximidade do ciclo de parasitoses causadoras de enfermidades como doença de Chagas. Este trabalho evidenciou a necessidade de investigação desses animais como sentinelas na vigilância dessas doenças.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Keice Monnya Silva Monteiro, Rubens Celso Andrade da Silva Junior, Matheus Martins Monteiro, Susana Braz Monta, Laylah Kelre Costa Magalhães, Filipe José Costa Nascimento, Emily de Sousa Moura, Jorge Augusto de Oliveira Guerra, Maria das Graças Vale Barbosa Guerra, Silvia Cássia Brandão Justiniano