57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Vigilância epidemiológica no enfrentamento a Monkeypox em estado do nordeste brasileiro.

Introdução

A Monkeypox é endêmica em alguns países da África. Em maio de 2022 foi confirmado o primeiro caso no Reino Unido, país não endêmico. A partir daí, estabeleceu-se rapidamente uma transmissão sustentada e a doença foi declarada emergência de importância internacional de saúde pública com mais de 16 mil casos relatados em 75 países até julho de 2022. No Brasil, em junho deste ano, foi confirmado o primeiro caso de Monkeypox.

Objetivo(s)

Descrever perfil epidemiológico dos primeiros casos confirmados de Monkeypox em estado do nordeste brasileiro em 2022.

Material e Métodos

Pesquisa descritiva, realizada no estado do Ceará, com dados epidemiológicos publicados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) em julho de 2022.

Resultados e Conclusão

Em 2022 até o mês de julho, foram notificados 88 casos suspeitos de Monkeypox no Ceará, destes, 35 (39,8%) foram descartados, 49 (55,7%) permanecem em investigação e 4 (4,5%) foram confirmados. Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento. A SESA monitora o cenário junto aos Serviços de Vigilância em Saúde dos municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a doença. Dos casos confirmados, três são residentes na capital do estado e um no município de Russas, a cerca de 216 Km de Fortaleza, no interior do estado. Todos os casos foram do sexo masculino, com idade entre 26 e 43 anos. Os quatro casos apresentaram lesões de pele, febre e ingurgitamento ganglionar e tiveram contato com pessoas advindas de países com transmissão comunitária. Portanto, não há indícios até o momento de transmissão comunitária no estado. Conclusão: Diante do cenário, diversas condutas foram estabelecidas, dentre elas ressalta-se a ativação do Centro de Operações de Emergências Estadual de enfrentamento a Monkeypox, a capacitação dos profissionais de saúde para diagnóstico, coleta de exames e condutas de isolamento. Ressalta-se que é de suma importância a realização da vigilância de casos suspeitos e contatos, articulada com boas práticas de prevenção, ações midiáticas e mobilização social para o efetivo controle da doença.

Palavras-chave

Monkeypox; Epidemiologia; Brasil

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

JULIANA ALENCAR MOREIRA BORGES, ADRIANA ROCHA SIMIÃO, THAÍS JORMANNA PEREIRA SILVA, EVERTON PAULO HOMEM DE LAVOR, GLAURA FERNANDES TEIXEIRA DE ALCÂNTARA, LAURO VIEIRA PERDIGÃO NETO, SEVERINO FERREIRA ALEXANDRE, SARAH MENDES D'ANGELO, PRISCILA ALENCAR MENDES REIS, SELMA ANTUNES NUNES DINIZ, PAULO CÉSAR DE ALMEIDA