57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE USUÁRIOS DE PROFILÁXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PrEP) DO CASADIA BELÉM, PARÁ.

Introdução

A profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), vinha sendo implantado no Brasil com o estudo ImPrep Stakeholders desde 2018, atualmente é considerada uma das estratégias fundamentais no âmbito de prevenção combinada para controlar o avanço da epidemia de HIV/Aids no Brasil e no mundo. Recentemente foi ampliada a dispensa de PrEP não somente no Sistema Único de Saúde (SUS), agora também no sistema privado de todos os estados e Distrito Federal.

Objetivo(s)

O presente estudo descreve o perfil epidemiológico dos usuários em tratamento preventivo (PrEP) ao HIV do CASADIA em Belém, Pará.

Material e Métodos

Foi realizada uma coleta qualitativa dos dados até o mês de junho de 2022, disponíveis na plataforma de cadastro (SICLOM Logístico) e dispostos em planilha do Microsoft Excel (versão 2019), as analises estatísticas e descritivas foram realizadas no programa Jamovi versão 2.3.13.

Resultados e Conclusão

Até a presente data da coleta, os usuários em uso de profilaxia foi de 153 ao total, destes teve o sexo masculino com maior prevalência em comparação ao sexo feminino, apresentando uma porcentagem de 80,4% e 19,6% respectivamente. Em relação a idade dos usuários, a idade mínima foi de 21 anos e máxima de 59 anos, apresentando uma média de 32 anos de idade. Em relação ao tempo de tratamento dos mesmos, o menor tempo registrado foi de apenas 6 meses em uso de tenofovir associado à entricitabina – TDF/FTC e o maior tempo em tratamento sem nenhuma interrupção ou abandono, apresentou 3 anos e 6 meses em uso. Com base nos resultados obtidos, apesar de orientação sexual e profissão não terem sido uma variável do presente estudo, podemos inferir que não está havendo políticas públicas que alcance a população de mulheres, principalmente as mulheres profissionais do sexo com maior intensidade, levando em consideração a prevalência de usuários do sexo masculino cadastrados. Com isso é extremamente importante políticas públicas e meios de comunicação que levem as informações de prevenção combinada para todas as populações mais vulneráveis ao HIV, principalmente no estado do Pará.

Palavras-chave

HIV; PrEP; Prevenção combinada. 

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Vitória Sahena Martins Souza Barbosa, Rita Cassia Ferreira Moraes, Ronaldo Costa Monteiro, Suely Lima Cavalho