57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Identificação morfológica de vetores da Doença de Chagas no município de Arneiroz, Ceará revelam uma nova subespécie para a região

Introdução

A Doença de Chagas é uma doença negligenciada que afeta, aproximadamente, 7 milhões de pessoas pelo mundo. Essa enfermidade é causada por um protozoário flagelado chamado de Trypanosoma cruzi Chagas, 1909, possuindo como vetor transmissor os triatomíneos, seres hematófagos, pertencentes à subfamília Triatominae (Hemiptera: Heteroptera: Reduviidae). Essa doença pode ser transmitida de forma oral, vetorial, congênita, transfusão/transplante e acidentes laboratoriais.

Objetivo(s)

Objetivou-se nesse estudo, a identificação morfológica e classificação de formas adultas e imaturas de triatomíneos, que possam ser empregados em medidas de controle pelas autoridades competentes.

Material e Métodos

A pesquisa foi realizada no território do município de Arneiroz, composto por 7 localidades: Arneiroz, Campo Preto, Condadu, Mucuim, Cachoeira de Fora, Novo Horizonte e Planalto, pertencente a microrregião dos inhamuns, que apresenta um clima tropical quente, semiárido.

Resultados e Conclusão

Os triatomíneos foram capturados de maneira ativa e ocasional durante os meses de julho de 2021 a março de 2022, tanto em ambiente intradomiciliar como em peridomicílio. As espécies coletadas são de origem de três localidades do município de Arneiroz: Arneiroz (sede), Figueredo e Condadu, totalizando um total de 171 triatomíneos, destes 121 na forma de ninfa e 50 na forma adulta. Do total de adultos, 15 foram capturados no peridomicílio e 35 no intradomicílio, dos quais 36 eram fêmeas e 14, machos. O gênero Triatoma destacou-se devido a ampla distribuição no território e a quantidade de espécimes coletadas. Foram identificados espécimes de T. pseudomaculata (11 espécimes) e das duas subespécies que compõe o complexo Triatoma brasiliensis, a T. b. brasiliensis (25 espécimes) e T. b. macromelasoma (03 espécimes), sendo este o primeiro relato da subespécie T. b. macromelasoma na região. Além do gênero Triatoma, também foram encontrados indivíduos dos gêneros Panstrongylus pertencente a espécie P. lutzi (08 espécimes), e do genêro Rhodnius, estes das espécies R. nasutus (02 espécimes) e (R. robustus (01 espécime). Conclui-se que a Doença de Chagas permanece como uma preocupação de saúde pública para os moradores do município de Arneiroz, onde foi observado uma diversidade de espécies de triatomíneos, incluindo as três espécies que são consideradas as principais transmissoras desta enfermidade no país.

Palavras-chave

Triatomíneos. Vigilância entomológica. Trypanosoma cruzi.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

JOSÉ FABRÍCIO DE CARVALHO LEAL, MARIA IZABEL DE LIMA SOUSA, SUZANE MARIA DA ROCHA, JOSIVAN DA LUZ CARVALHO, ALÍCIA KELLY DE ARAÚJO SILVA, CARLOS YAGO DOS SANTOS, MAYRA DE SOUSA FÉLIX DE LIMA, PAULO VICTOR DE OLIVEIRA, MARIA CAROLINA DE ABREU, MARCIA MARIA MENDES MARQUES, ANA CAROLINA LANDIM PACHECO