57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

A importância do monitoramento de novas gerações de SARS-CoV-2 no Estado de Rondônia

Introdução

A pandemia da Covid-19 configura-se como maior desafio de saúde pública dos últimos tempos, principalmente quando comparada a outros agravos. O maior impacto no curso da doença foi a introdução da vacina, diminuindo casos graves e óbitos, trazendo um novo perfil, cíclico, mais conhecido como ondas epidemiológicas da doença. Essas ondas, geralmente, são decorrentes da introdução de novas variantes denominadas, Variantes de Preocupação ou “variant of concern” (VOC), em inglês, relacionadas a maior disseminação do vírus. A vigilância genômica é essencial para o monitoramento das variantes circulantes, porém, só há possibilidade desse monitoramento com a realização da técnica RT-PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real) para SARS-CoV-2, com carga viral alta (Ct – cycle theshold <25).

Objetivo(s)

Analisar os resultados dos sequenciamentos do SARS-CoV-2 e a ocorrência de novas gerações de variantes em amostras positivas, realizadas no LACEN/RO.

Material e Métodos

Foi realizada análise qualitativa dos casos diários de Covid-19 e dos relatórios de sequenciamento de SARS-CoV-2 enviados ao LACEN/RO entre as SE 10 a 27 de 2022.

Resultados e Conclusão

Resultados: Em Rondônia entre os meses de março, abril, maio e junho de 2022, os casos de Covid-19 foram decorrentes da circulação de novas variantes. Em março, foi identificada a linhagem BA.1, dentre 20.720 casos confirmados; em abril, de 7.604 casos houve continuidade da circulação da BA.1, seguida das sublinhagens BA.1.1, BA.1.14.1, BA.1.17.2, BA.1.14 e BA.1.1.1; em maio, dentre 2.479 casos ocorreu a circulação das mesmas variantes e suas sublinhagem, que circularam no mês anterior, com tímida introdução da linhagem BA.2; e no mês de junho, os 13.175 casos examinados mostraram maior predominância da BA.2. Conclusão: A continuidade do diagnóstico padrão ouro RT-PCR para SARS-CoV-2 é essencial para a manutenção da vigilância genômica, com monitoramento das variantes de preocupação e avaliação das medidas não farmacológicas, que devem ser recomendadas frente a maior intensidade da circulação viral ou introdução de novas variantes. Com a introdução do Teste Rápido Antígeno é necessário realizar um trabalho de conscientização da importância da manutenção do método RT-PCR, com novas estratégias de ação nos municípios, como uso em unidades sentinelas para Covid-19, mantendo dessa forma a constância das coletas e a realização do monitoramento das variantes do SARS-CoV-2 em circulação.

Palavras-chave

Covid-19; Vigilância Genômica; Vigilância Epidemiológica.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Flávia Serrano BATISTA, Maria Arlete da Gama BALDEZ, Gilvander Gregório de LIMA, Surlange RAMALHAES, Luma Akemi de Azevedo KUBOTA, Viviane Nascimento, Eduardo HONDA, Ciciléia Correia da SILVA, Aline Linhares Ferreira de Melo MENDONÇA, Adriana Cristina Salvador MAIA, Arlindo Gonzaga BRANCO JUNIOR