57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos óbitos por doença de Chagas aguda no Estado do Pará no período de 2015 - 2020

Introdução

A doença de Chagas (DC) é uma patologia transmissível causada pelo Trypanosoma cruzi, sendo caracterizada como um problema de saúde global e uma das 4 maiores causas de morte por doenças parasitárias e infecciosas do Brasil. A forma de transmissão clássica do parasita se dá pela deposição das fezes de um inseto do gênero Triatoma. Enquanto o inseto suga o sangue do humano hospedeiro, a picada provoca coceira e esse ato cria um meio facilitador da penetração do parasita no local da picada ou em outras áreas. Essa patologia se divide em duas fases, uma aguda, que pode ser sintomática ou não, e uma crônica, que pode se manifestar nas formas assintomática, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

Objetivo(s)

Analisar o perfil epidemiológico dos óbitos por doença de Chagas aguda no Pará, período de 2015 a 2020.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo, cujos dados foram provenientes da base de dados, DATASUS. Sendo estes analisados de acordo com as variáveis utilizadas: faixa etária, raça, sexo, escolaridade e o total de óbitos por DC por ano no período selecionado.

Resultados e Conclusão

Dentro do período analisado, foram notificados 22 óbitos por DC aguda no Estado do Pará. De forma que a raça parda teve o maior número de óbitos com 63,6% (14), seguida pela branca com 22,7% (5) e preta com 4,5% (1). Em relação à escolaridade, apenas 1 caso foi notificado em paciente sem nenhum grau de instrução escolar, os registros dos demais pacientes não continham essa informação. A maioria dos casos foram prevalentes pelo sexo masculino com 17 notificações de óbito pelo agravo (77,2%). Por fim, cerca de 40,9% (9) dos casos foram de pacientes entre 40 a 59 anos, seguida pelas faixas etárias de 20 a 39 anos com 22,7% (5) e de 60 a 64 e 15 a 19, ambas com 9% (2) cada; o restante dos grupos etários (1-4, 10-14, 60-64 e 65-69) representaram 4,5% (1) cada.
Dessa forma, os óbitos por DC aguda no estado do Pará aponta para uma grande diferença no que tange à prevalência da raça parda em relação às outras, além disso, um maior acometimento dos indivíduos com a idade entre 40-59 anos. A DC se enquadra dentro das enfermidades negligenciadas de acordo com a Organização Mundial da Saúde, dessa forma, com o levantamento dos dados de prevalência sobre raça, sexo, faixa etária, escolaridade, além da profissão e local de trabalho que estes frequentam, é possível identificar fatores que colocam esses pacientes em risco para o óbito com a fase aguda da DC.


Palavras-chave

Doença de Chagas; Perfil Epidemiológico; Óbitos

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Fernanda Gorette Castro de Matos, Thiago de Oliveira Beserra, Yan Victor dos Santos Campos, Joelma Bello de Barros, Ana Flávia Oliveira de Souza, Leandro Schlemmer Brasil