Dados do Trabalho
Título
Efeitos da pandemia da Covid-19 na situação epidemiológica de arboviroses no estado do Piauí
Introdução
A pandemia da Covid-19 teve origem em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. Seu início inesperado e a alta transmissibilidade impactou em outras áreas da saúde devido a alta e urgente demanda do sistema de saúde. As arboviroses têm sido um constante problema de saúde pública, especialmente em regiões tropicais, e estas foram afetadas tanto no diagnóstico, como no controle vetorial. Esse estudo torna-se relevante ao avaliar o comportamento das arboviroses em tempos de pandemia no estado do Piauí, uma vez que foram deixadas em segundo plano.
Objetivo(s)
Objetivou-se nesse trabalho, descrever a situação epidemiológica dos casos de arboviroses no estado do Piauí durante a pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, realizado através dos dados referentes à ocorrência de casos de Dengue, Zika e Chikungunya no estado do Piauí com ênfase no município de Picos-PI, por meio de fontes de caráter público. Os dados epidemiológicos coletados correspondem ao período de 2019 a 2021, notificados pelo SINAN através da plataforma do DATASUS, da SESAPI e também através dos dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica de Picos. Para a tabulação dos dados e para a configuração dos gráficos utilizou-se o software Microsoft Office Excel® 2013. As variáveis coletadas foram: número de casos prováveis e confirmados por ano e os meses de notificação para os casos de Picos.
Resultados e Conclusão
Percebeu-se, de modo geral, que durante o primeiro ano da pandemia os casos de arboviroses no Piauí e em Picos decaíram drasticamente em relação ao ano de 2019. E em 2021, os casos dessas arboviroses voltaram a aumentar. Acredita-se que alguns fatores como interrupção temporária das visitas domiciliares realizadas pelos ACE, a não realização do LIRAa, o isolamento social e, também, a baixa busca por atendimento nas unidades básicas de saúde em razão do receio de infecção pelo SARS-CoV-2 favoreçam a hipótese de subnotificação dos casos em 2020. Além disso, também pode estar relacionada com as medidas preventivas contra a Covid-19. E em 2021, pode ter voltado a aumentar devido ao retorno da população às ruas. Desse modo, há uma limitação quanto à determinação da real motivação da redução dos casos de arboviroses em 2020, e também quais foram as medidas que contribuíram para esse episódio, fazendo-se necessário outros estudos a fim da determinação real dessa mudança abrupta nos casos notificados.
Palavras-chave
Coronavírus. Arbovírus. Dados Epidemiológicos.
Área
Eixo 08 | Arboviroses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
JOSÉ FABRÍCIO DE CARVALHO LEAL, MAYRA DE SOUSA FÉLIX DE LIMA, JOSÉ CLEVES DA SILVA MAIA, TAÍS VELOSO RAMOS, AGDA PAOLLA SIQUEIRA FONTES DA SILVA, ISADORA DA SILVA MOURA, WALDIMA ALVES DA ROCHA, PAULO VICTOR DE OLIVEIRA, MARIA CAROLINA DE ABREU, MARCIA MARIA MENDES MARQUES, ANA CAROLINA LANDIM PACHECO