57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Identificação molecular de isolados de Legionella pneumophila provenientes de fontes artificiais de água.

Introdução

Legionella pneumophila (Lp) é uma bactéria Gram negativa encontrada em ambientes aquáticos naturais e artificiais, cuja inalação de gotículas ou aerossóis contaminados pode causar uma pneumonia severa conhecida como Doença dos Legionários (DL). No Brasil há poucas informações a respeito, mas sabe-se que a Pneumonia Adquirida na Comunidade foi responsável por 598.668 hospitalizações e 52.776 mortes só no ano de 2017. Devido a isto, acredita-se que uma porcentagem significativa desses casos seja causada pela Lp e a única forma de prevenir a transmissão da DL é pelo controle e tratamento do ambiente.

Objetivo(s)

Este projeto teve como objetivo caracterizar cepas de Legionella pneumophila. provenientes de fontes artificiais de água.

Material e Métodos

O estudo contou com 50 amostras de Legionella spp., previamente isoladas pela empresa Conforlab em meio BCYE a partir de amostras de água de nove estados brasileiros (SP, RJ, MG, PR, RS, SE, PE, BA e GO) nos anos de 2015, 2018 e 2019. A genotipagem destas cepas foi realizada pela técnica Sequence-based Typing (SBT) que consiste no sequenciamento e análise de sete genes para a obtenção de um Sequence Type (ST).

Resultados e Conclusão

O local de origem das cepas foram hotéis (72%), shoppings (10%), centros comerciais (10%) e empresa, indústria e laboratório (totalizando 8%). Cerca de 70% das amostras são da região sudeste do país, sendo que 50% pertencem ao estado de São Paulo. Foram identificados 11 STs em 34/50 amostras, dos quais oito são previamente descritos ((ST1, ST80, ST152, ST242, ST664, ST1185, ST1464 e ST1642) e três STs novos (ST2960, ST2962 e ST2963). Como esperado ST1 foi o genótipo que prevaleceu entre as amostras, pois é amplamente distribuído na maioria dos países e está associado a maioria dos casos de DL. O segundo maior cluster é formado pelo novo ST2960, que foi identificado em quatro diferentes torres de resfriamento. Os outros STs previamente descritos também estão associados às legioneloses em outros países, demonstrando que existe uma importância clínica nos isolados ambientais brasileiros. Dado o grande número de casos de pneumonia anualmente, estima-se que ocorra no Brasil cerca de seis mil óbitos por ano devido à doença dos legionários. Portanto, é necessário que medidas de vigilância e controle da presença de Legionella spp. sejam implementadas, além da realização de mais estudos para a maior compreensão deste patógeno no país.

Palavras-chave

Legionella, Sequence Type, Doença dos Legionários, SBT.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Dândrea Ferrari, Sidra Gonçalves Vasconcellos, Philip Suffys, Harrison Magdinier Gomes, Solange Lima, Márcia Quinhones, Raquel Teixeira