57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Fatores associados com a adesão aos princípios de guarda responsável por parte de tutores de cães de um município brasileiro

Introdução

A qualidade do cuidado desprendido pelos tutores de cães tem implicações relevantes para a saúde humana e para a saúde animal. Animais criados sobre os princípios da guarda responsável apresentam melhores condições de saúde, maior longevidade e menores chances de apresentarem e disseminarem doenças transmissíveis, como a raiva e as leishmanioses. Assim, o entendimento dos fatores associados ao cumprimento da guarda animal responsável é útil para o direcionamento de ações de prevenção e controle de zoonoses.

Objetivo(s)

O presente estudo analisa fatores associados com a guarda responsável de cães no município de Divinópolis, Minas Gerais.

Material e Métodos

Foram aplicados questionários a 704 tutores selecionados aleatoriamente na área estudada. Para a definição da adesão ou não à guarda responsável, foi estabelecido um escore, constituído por 8 questões relativas ao cuidado adequado para com os cães: leva o cão ao veterinário?; já vacinou contra a raiva?; o cão já foi vermifugado?; o cão circula na rua?; o dono passeia com o cão? o cão tem liberdade para circular no ambiente?; o cão é registrado? que tipo de alimento é fornecido ao cão?. O escore poderia ter pontuação máxima de 10 pontos. A mediana das pontuações foi utilizada para definir o tutor como cumpridor ou não da guarda responsável. As associações entre as variáveis explicativas presentes no questionário e a adesão à guarda responsável foram analisadas por meio de modelos múltiplos de regressão logística.

Resultados e Conclusão

A pontuação média do escore foi de 6,5 pontos (desvio-padrão = 1,5). Já a mediana, foi de 7 pontos. No modelo final, a não adesão à guarda responsável foi significativamente maior em tutores de cães sem raça definida, que adquiriram os cães quando adultos, que moravam em domicílios com mais de quatro pessoas, que achavam o cuidado ao cão mais difícil do que imaginavam, que tinham apenas um cão, que não tinham automóveis, que não castraram o animal e que já tinham perdido um cão anteriormente sem ter conseguido encontrá-lo. Diferentes questões relativas aos tutores e aos cães se associam com a adoção de uma guarda responsável. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de ações educativas, de empoderamento e de responsabilização dos tutores, para que haja uma melhor qualidade de vida dos animais, uma menor chance de abandono e, consequente, menores chances de infecção e disseminação de zoonoses.

Palavras-chave

Guarda responsável; adesão; abandono; zoonoses;

Financimento: Cnpq (código: 434408/2018–2)

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Vinícius Silva Belo, Klauber Menezes Penaforte, Claudia Maria de Souza Gonçalves , Renata Aparecida Nascimento Ribeiro, Saulo Nascimento de Melo, Ingrid Morselli Santos, Raissa Cotta Machado, Ina Beatriz de Freitas Schmidt, Clara Lemos Carneiro Trindade, Anna Karolyna Rodrigues Cunha, Paulo Henrique Araújo Soares