57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Qualidade da água dos mananciais da cidade Regional de Brazlândia, DF, Brasil.

Introdução

Água é mais que um recurso hídrico, é um recurso natural, usado para múltiplos fins: recreação, consumo humano e agricultura, portanto, precisa estar adequado aos padrões de balneabilidade e consumo, sem riscos para à saúde humana.

Objetivo(s)

verificar a qualidade da água dos mananciais, do município da cidade Regional de Brazlândia, DF, Brasil, no ano de 2021.

Material e Métodos

A pesquisa foi realizada no mês de maio de 2021. As amostras de água foram coletadas em 16 pontos: nascentes e Córrego da cidade, e no Parque Veredinhas, Brazlândia, DF. De cada local de coleta, coletaram aleatoriamente e separadamente três litros de águas para pesquisa de enteroparasitos e três amostras de 100 mL cada para a pesquisa de Coliformes totais e Escherichia coli. Para detecção de formas evolutivas de enteroparasitos usaram o método parasitológico de Sedimentação Espontânea, sendo os sedimentos analisados, usando M.O. (Objetivas: 10x e 40x). Para o diagnóstico de Coliformes totais e E. coli usaram o método de Colilert, seguindo recomendações do Fabricante (IDEXX Laboratórios, Inc., Maine, USA). Como controles negativos para bactérias, usaram amostras de água filtrada de bebedouro, água estéril e água tratada de torneira. A carga parasitária por amostra de água foi dada usando sinal positivo (+): Uma + (1-5) formas evolutivas de enteroparasitos, duas ++ (6-10) e três +++ (11 a mais) por lâmina. Também mediram o pH, verificaram: odor, turbidez, presença de lixo sólido e existência de mata de galeria nas margens do córrego.

Resultados e Conclusão

Somente existe mata de galeria nas margens no parque Veredinhas, porém degradada, com lixos, entulhos, e resíduos sólidos. As águas estavam turvas, fétidas e o pH 6,0. Todas as amostras 48 (100%) foram positivas para Coliformes totais e E. coli. As 48 (100%) amostras analisadas para enteroparasitos foram positivas para cistos de protozoários: Entamoeba sp. (+++), E. coli (+++), Giardia sp. (++), Larvas filarióides de helmintos: Nematoda sp. (+++), Strongyloides sp. (+++), ovos de helmintos: Ascaris sp. (++), Nematoda sp. (++), Toxocara sp. (++).

Conclusões: As águas dos mananciais do município da cidade Regional de Brazlândia, DF, encontram-se degradadas e contaminadas com microrganismos (Coliformes toais e E. coli) e enteroparasitos (protozoários e helmintos) potencialmente patogênicos para o homem. Assim, a população que usa essa água no seu dia a dia, deve ser orientada sobre a possibilidade de adquirir doenças via ingestão de água.

Palavras-chave

Água, Parque Verdinhas, Bactérias, Enteroparasitos

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Marcos João Cunha, Diego L.M. Gordinho, Christian Lucas Américo Silva, Lana Cristina Evangelista Ferreira Sá, Danilo Lourenço Brito, Fernanda Barros Passaglia, Luísa Gonçalves Leandro dos Santos, Iriani Rodrigues Maldonade, Eleuza Rodrigues Machado