57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da tuberculose miliar no Pará entre os anos de 2019 e 2021

Introdução

A tuberculose é uma patologia bacteriana provocada pelo Mycobacterium tuberculosis, que apresenta grande afinidade pelos pulmões, tendo diversas variantes e capacidade de se manifestar em outros órgãos e sistemas, como por exemplo rins e ossos. Dentre essa gama de possibilidades, existe a tuberculose miliar, forma mais grave que se manifesta através de microlesões nos parênquimas pulmonares, hepáticos e na medula óssea, conferindo a esses tecidos um aspecto de milho-painço, o qual pode se disseminar ainda mais pelo corpo humano.

Objetivo(s)

Este estudo objetivou avaliar o perfil epidemiológico da tuberculose miliar no estado do Pará, no período de 2019 a 2021.

Material e Métodos

Estudo transversal, observacional e descritivo da notificação de casos novos de tuberculose miliar no estado do Pará durante os anos de 2019 a 2021. As informações foram colhidas na plataforma TABNET do DATASUS, e processadas nos softwares Microsoft Excel 2016 e Microsoft Word 2016. Os dados foram organizados de acordo com os atributos dos pacientes (sexo, faixa etária e escolaridade)

Resultados e Conclusão

No total, observaram-se 183 pessoas com tuberculose miliar no estado do Pará durante os anos de 2019 a 2021. Com 116 do sexo masculino e 67 do feminino. Dentre a faixa etária, de 0 a 24 anos, nota-se somente 26 casos, de 25 a 44 anos é o maior índice, com 95 casos registrados e acima de 45 anos, foram registrados 62 casos, com o número de casos decrescendo quanto maior a idade. Ademais, quanto à escolaridade, 5 analfabetos, 66 pacientes com ensino fundamental incompleto, 19 com ensino fundamental completo, 29 com ensino médio completo e somente 3 com educação superior completa. O restante não se aplica ou em branco.
A partir dos resultados obtidos, é possível notar uma prevalência maior de tuberculose miliar no sexo masculino, em pacientes entre 25 e 44 anos e com ensino fundamental incompleto. Entretanto, o baixo quantitativo de casos notificados dificulta a análise dos dados, revelando a necessidade de conscientizar e capacitar os profissionais de saúde acerca da importância do preenchimento das fichas de notificação, a fim de garantir um melhor controle e possibilitando, assim, uma abordagem cada vez mais direcionada para o controle da doença no estado.

Palavras-chave

Tuberculose miliar, perfil epidemiológico

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Debora Moraes Silva, Nicole Morais Dillon, Pedro Henrique Sousa, Giovanna Coutinho Jardim , Thiago Marques Feitosa , Beatriz Gobitsch Lima, Izabelle Caroline Ribeiro, Camille Marcela Oliveira, Renata Araújo Dillon