57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

GEOEPIDEMIOLOGIA DA COVID-19 NO PARÁ: EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA 12ª a 22ª SEMANAS EPIDEMIOLÓGICAS

Introdução

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pode ser fatal. A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina.

Objetivo(s)

Analisar a distribuição espaço temporal do COVID-19, nas primeiras semanas epidemiológicas, no Pará.

Material e Métodos

Estudo ecológico dos casos confirmados COVID-19 no estado do Pará no período de 18 de março a 23 de maio de 2020. A unidade espacial de análise do estado considerou os 144 municípios e temporal o período da 12ª a 22ª semana epidemiológica, compreendendo o período de 18.03 a 23.05.2020. Foram obtidos dados secundários dos casos confirmados de COVID-19 em base de dados de domínio público. Dados demográficos forma obtidos das bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelas estimativas municipais de 2019. Posteriormente foram gerados mapas temáticos da distribuição da incidência da COVID-19, nas primeiras semanas epidemiológicas que ocorreram o surto no estado do Pará.

Resultados e Conclusão

A evolução espaço-temporal Covid-19 no Estado do Pará, mostra claramente o avanço inicial da doença nas primeiras semanas (12° a 14° semanas epidemiológicas) em munícipios polos de suas regiões, tais como, Belém, Santarém, Marabá, Tucuruí, Altamira, Parauapebas, Castanhal, etc (17/144), com apenas 11,8% dos municípios com incidência do vírus. Posteriormente foi observado um aumento expressivo na distribuição da incidência da COVID-19 nos municípios circunvizinhos de cada região, chegando na 17º semana epidemiológica mais de 50% (79/144) e na 22° semana epidemiológica com mais de 99% (143/144) dos municípios com incidência da doença, apenas o município de Placas não apresentou incidência da doença nesse período (12° a 22° semanas epidemiológica). Conclusão: Um dos pontos em destaque do balanço busca entender a lógica da rede de relacionamentos entre os municípios brasileiros para traçar a rota da interiorização do vírus no país, e assim apontar as principais regiões e áreas que podem ser mais impactadas.

Palavras-chave

Coronavírus, COVID-19, Epidemiologia, Análise Espacial, Geoepidemiologia

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Bruno Vinicius da Silva Pinheiro, Alcinês da Silva Sousa Júnior, João Sérgio de Sousa Oliveira, Thayse Moraes de Moraes, Thomaz Xavier Carneiro, Denilson Silva Feitosa Júnior, Daniele Monteiro Nunes , Marcos Oliveira Silva, Luiz Fernando Couvre, João Paulo Perdigão Moraes, Marília Brasil Xavier