Dados do Trabalho
Título
GEOEPIDEMIOLOGIA DA COVID-19 NO PARÁ: EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA 12ª a 22ª SEMANAS EPIDEMIOLÓGICAS
Introdução
O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pode ser fatal. A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina.
Objetivo(s)
Analisar a distribuição espaço temporal do COVID-19, nas primeiras semanas epidemiológicas, no Pará.
Material e Métodos
Estudo ecológico dos casos confirmados COVID-19 no estado do Pará no período de 18 de março a 23 de maio de 2020. A unidade espacial de análise do estado considerou os 144 municípios e temporal o período da 12ª a 22ª semana epidemiológica, compreendendo o período de 18.03 a 23.05.2020. Foram obtidos dados secundários dos casos confirmados de COVID-19 em base de dados de domínio público. Dados demográficos forma obtidos das bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelas estimativas municipais de 2019. Posteriormente foram gerados mapas temáticos da distribuição da incidência da COVID-19, nas primeiras semanas epidemiológicas que ocorreram o surto no estado do Pará.
Resultados e Conclusão
A evolução espaço-temporal Covid-19 no Estado do Pará, mostra claramente o avanço inicial da doença nas primeiras semanas (12° a 14° semanas epidemiológicas) em munícipios polos de suas regiões, tais como, Belém, Santarém, Marabá, Tucuruí, Altamira, Parauapebas, Castanhal, etc (17/144), com apenas 11,8% dos municípios com incidência do vírus. Posteriormente foi observado um aumento expressivo na distribuição da incidência da COVID-19 nos municípios circunvizinhos de cada região, chegando na 17º semana epidemiológica mais de 50% (79/144) e na 22° semana epidemiológica com mais de 99% (143/144) dos municípios com incidência da doença, apenas o município de Placas não apresentou incidência da doença nesse período (12° a 22° semanas epidemiológica). Conclusão: Um dos pontos em destaque do balanço busca entender a lógica da rede de relacionamentos entre os municípios brasileiros para traçar a rota da interiorização do vírus no país, e assim apontar as principais regiões e áreas que podem ser mais impactadas.
Palavras-chave
Coronavírus, COVID-19, Epidemiologia, Análise Espacial, Geoepidemiologia
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Bruno Vinicius da Silva Pinheiro, Alcinês da Silva Sousa Júnior, João Sérgio de Sousa Oliveira, Thayse Moraes de Moraes, Thomaz Xavier Carneiro, Denilson Silva Feitosa Júnior, Daniele Monteiro Nunes , Marcos Oliveira Silva, Luiz Fernando Couvre, João Paulo Perdigão Moraes, Marília Brasil Xavier