57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Chamem R-eforços! Automatização da análise de oportunidade de encerramento de casos de Dengue no Distrito Federal utilizando a linguagem R.

Introdução

De acordo com normativa do Ministério da Saúde, os casos de dengue notificados no Sinan (Sistema Nacional de Agravos de Notificação) devem ser encerrados em até 60 dias da data da notificação, para melhor direcionamento das ações de vigilância. Nesse contexto, a proporção de casos encerrados em tempo oportuno é um importante indicador para o monitoramento da doença. Entretanto, existe uma dificuldade operacional em monitorar e melhorar o desempenho desse indicador. Esse fato se torna mais evidente em períodos epidêmicos e se deve principalmente à limitação das ferramentas que são utilizadas para esse tipo de análise, nomeadamente o uso de múltiplos softwares com baixa capacidade de automatização de rotinas de análise de dados e de disseminação de informação.

Objetivo(s)

Utilizar a linguagem R para automatizar esse processo, criando um script para realizar a rotina de importação e leitura, análise e envio da base de dados de casos notificados de dengue que ainda estão abertos no Distrito Federal para as respectivas Unidades de Saúde de residência.

Material e Métodos

A automatização foi criada em linguagem de programação R na interface RStudio, um software gratuito, que permite a reprodutibilidade e maior flexibilidade para a análise, e fez uso de vários pacotes (tidyverse, openxlsx, blastula, dentre outros). O script contem o passo a passo de todo o processo passando desde de 1- leitura da base de dados; 2 - manipulação para a melhoria da completitude do campo endereço de residência, classificação por região de saúde, filtro de casos em aberto e cálculo de dias abertos; 3 - exportação das variáveis de interesse para o Excel em uma tabela apresentando células coloridas de forma intuitiva para o leitor, de acordo com o tempo que o caso está em aberto, 4 - enviadas automático dessas tabelas por e-mail para as respectivas regiões de saúde de residência dos casos em aberto.

Resultados e Conclusão

Com a automatização criada, utiliza-se agora apenas um software que é operado com apenas dois cliques e todo o processo é finalizado em menos de 2 minutos. O script foi capaz de reduzir de 20% para 2% a incompletude do campo endereço, melhorando a identificação da residência do paciente. A implementação dessa inovação permitiu a inclusão do monitoramento da qualidade do banco como uma rotina de trabalho no DF, o que melhora a qualidade dos dados de notificação da Dengue e, por conseguinte, permite análises mais robustas para apoiar as tomadas de decisão em saúde pública.

Palavras-chave

Sinan Online, arbovirose, linguagem de programação

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Carolina Musso, Priscilleyne Ouverney Reis, Kenia Cristina Oliveira, Marilia Graber França, Rafaella Albuquerque Silva