57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Aprimoramento da base de dados do Sinan de sífilis congênita do estado de São Paulo de 2007 a 2018

Introdução

A sífilis congênita (SC) constitui-se um grave problema de Saúde Pública no mundo e no Brasil. Para conhecer a real magnitude dos desfechos relacionados à sífilis congênita é oportuna a realização da vinculação de bases de dados, uma prática na vigilância em saúde que visa aprimorar a qualidade da informação para permitir o melhor monitoramento da doença.

Objetivo(s)

Aprimorar a base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) de sífilis congênita no período de 2007 a 2018 no estado de São Paulo.

Material e Métodos

Realizou-se a vinculação por meio de linkage probabilístico e determinístico das bases de dados do Sinan com o Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM) para os casos notificados em menores de um ano no Sinan ou registrados no SIM com sífilis congênita em qualquer uma das linhas da declaração de óbito.

Resultados e Conclusão

Foram identificados 27.713 registros de casos notificados de sífilis congênita, 3.011 como desfechos desfavoráveis (1.490 abortos, 1.130 óbitos fetais e 391 óbitos infantis). Houve incremento de casos: 11,4% (40) óbitos de menores de um ano por sífilis congênita, 3,0% (33) óbitos fetais e 1,9% (28) abortos. O método de vinculação permitiu aprimorar o conhecimento real magnitude da sífilis congênita no estado de São Paulo.

Palavras-chave

Sífilis Congênita, Sistemas de Informação em Saúde; Vinculação de Dados; Mortalidade Infantil, Vigilância Epidemiológica.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Larissa Festa, Marli de Fátima Prado, Amanda Cristina Santos Jesuino, Rita de Cássia Xavier Balda, Angela Tayra, Adriana Sañudo, Mariza Vono Tancredi, Maria Aparecida da Silva, Valdir Monteiro Pinto, Carla Gianna Luppi