57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS CONFIRMADOS PARA SARAMPO NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL, 2019 a 2021

Introdução

A vigilância epidemiológica do sarampo é desenvolvida, dentre outros fatores, com o intuito de identificar a circulação viral nos estados e municípios, bem como analisar a situação epidemiológica de doenças exantemáticas de cada região.

Objetivo(s)

Descrever o perfil epidemiológico dos casos confirmados para sarampo, entre os anos de 2019 a 2021, no Estado do Pará.

Material e Métodos

A população do estudo correspondeu a 10.324 casos notificados, sendo 5.462 casos confirmados. As variáveis epidemiológicas analisadas foram: sexo, faixa etária, zona de residência, raça/cor, escolaridade e vacinação de pacientes positivos para sarampo, por Semana Epidemiológica (SE) do início do exantema. Os dados foram obtidos por meio da base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e estratificados por perfil epidemiológico. A Análise estatística foi realizada por meio do teste qui-quadrado de aderência (p=≤0,05).

Resultados e Conclusão

Observou-se que, do total de casos notificados 52,9% (5.462/10.324) foram positivos para sarampo, sendo 63,5% confirmados por laboratório, 36,2% por clínico-epidemiológico, 0,11% por clínico, 0,02% pela data da última dose da vacina e 0,09% estão sem critério de encerramento. Entre as semanas epidemiológicas analisadas, observou-se que entre a SE 48/2019 a 16/2020 houve um aumento considerável entre o número de casos confirmados, com o pico na SE 21/2020. Em relação ao perfil clínico-epidemiológico dos pacientes, os mais acometidos foram os pacientes: sexo masculino, faixa etária de 20 a 49 anos, raça/cor parda, zona de residência urbana, escolaridade ensino fundamental e pacientes não vacinados. As variáveis sexo e raça/cor não apresentaram significância estatística, já todas as outras variáveis apresentaram significância estatística, Conclusão: A realização de exames sorológicos é um dos indicadores de qualidade de suma importância para identificação de um caso de sarampo. Os dados laboratoriais demonstram a real situação epidemiológica dos municípios e estados. É válido lembrar que o indicador laboratorial deve ser de 100% e que somente em situações específicas, os casos poderão ser encerrados por outro critério. Observou-se que apenas 63,5% dos casos realizaram análise laboratorial e que os demais casos foram encerrados por outro critério, o que pode sinalizar uma lacuna na vigilância epidemiológica e/ou laboratorial, bem como encerramento incorreto dos demais casos suspeitos.

Palavras-chave

Epidemiologia; Sarampo

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Fábyla D’ Tácia Brito Trindade, Bruno Vinicius da Silva Pinheiro, Daniele de Barros Galindo, Marilena de Jesus Araújo Rodrigues Pureza, Silvana Silva Chaves, Denilson Silva Feitosa Júnior, Daniele Monteiro Nunes , Marcos Oliveira Silva, David Siqueira Santos, Luiz Fernando Couvre, Alcinês da Silva Sousa Júnior