57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Contribuição do PCR em tempo real na confirmação de casos de Doença de Chagas no Estado do Amazonas

Introdução

A Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase americana é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. O estado do Amazonas apresenta frequentes surtos locais da doença.

Objetivo(s)

Descrever o desempenho do PCR em tempo real em comparação com a gota espessa na investigação de surto de Doença de Chagas no estado do Amazonas.

Material e Métodos


Estudo descritivo de casos suspeitos de DC aguda a partir de um surto associado ao consumo de açaí, ocorrido no município de Amaturá, localizado no interior do Amazonas. Os casos foram inicialmente diagnosticados no município pelo método da gota espessa e outros três tipos de amostras (papel filtro, soro e sangue total) foram coletados e encaminhadas ao LACEN-AM para serem processadas, utilizando-se PCR em tempo real. Os dados foram registrados no Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL).

Resultados e Conclusão

No município foram colhidas 33 lâminas de casos suspeitos de DC aguda. Destas, em 39,4% dos casos (13/33) foi detectada a presença de T. cruzi. Na avaliação pelo PCR em tempo real houve concordância de 100% em todas as técnicas de coleta com os casos diagnosticados pela gota espessa (13/33). Entretanto, no papel de filtro e no soro foi detectada a presença adicional do T. cruzi em 3 amostras não diagnosticadas pela gota espessa, e no sangue total foram diagnosticados mais 6 casos, totalizando 19 casos (57,6%) de DC aguda. Houve incremento de 18,2 % no diagnóstico pelo PCR em tempo real em relação à gota espessa.
Houve concordância do método PCR em tempo real com os resultados de Gota Espessa positivo em todas as técnicas de coleta analisadas. Os resultados apontam a relevância do PCR em tempo real no incremento do diagnóstico laboratorial da DC aguda, contribuindo para o aumento na detecção de casos em tempo oportuno e manejo adequado dos mesmos. No entanto, são necessários maiores estudos para avaliação das técnicas de coleta mais adequadas para o diagnóstico de DC aguda, com ênfase na utilização de papel de filtro, principalmente em localidades de difícil acesso.

Palavras-chave

Doença de Chagas, PCR em tempo real, Trypanosoma cruzi.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Walter Andre Lacen Junior, Guilherme Novelino, Irenio Gomes, Ruth Cruz, Ricardo Mauro, Daniel Castro Barros, Tatyana Costa Amorim Ramos, Marlucia da Silva Garrido, Ana Ruth Arcanjo