57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DO IMPACTO DA REDUÇÃO DE COBERTURA VEGETAL NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI-Pa NOS CASOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL ENTRE OS ANOS DE 2001-2019

Introdução

A Leishmaniose Visceral (LV) é uma forma de antropozoonose causada por protozoários tripanossomídeos do gênero Leishmania. No Brasil, a Leishmania chagasi causa a LV e tem como principal vetor e reservatórios o mosquito Lutzomyia longipalpis e canídeos, respectivamente. A LV representa uma epidemia em expansão no Brasil relacionada ao desmatamento e à migração do vetor para áreas de ocupação humana.

Objetivo(s)

Analisar e discutir a correlação entre os dados de redução de cobertura vegetal e o número de casos de LV no município de Igarapé-Miri-Pa entre os anos de 2001 e 2019.

Material e Métodos

O presente trabalho consiste em um estudo observacional, analítico e descritivo realizado com base nos dados de desmatamento coletados entre 2001 e 2019 na plataforma MapBiomas e no número de casos de LV informados pelo Sistema de Informações e Agravos de Notificação (SINAN) no mesmo período, ambos disponíveis na plataforma TABNET (SUS) e referidos ao município de Igarapé-Miri, Pará. Os dados coletados foram anteriormente estratificados por meio da plataforma Jamovi, realizada a análise bioestatística por meio dessa ferramenta.

Resultados e Conclusão

Durante o período analisado, foram registrados 233 casos de LV, oscilando entre 24 (nos anos de 2011 e 2012) e 3 (em 2018), com uma incidência de 3,71%/1000 habitantes. A taxa média de desmatamento foi de 27,69% ao ano, atingindo o maior valor em 2019 (29,76%). Não foi estatisticamente observada correlação entre taxa de desmatamento e o número de casos (r=0,0438; R²=0,0051; p<0,001). Portanto, apesar de já estabelecida na literatura, a correlação entre a perda de cobertura vegetal e o aumento de casos de LV não pôde ser observada a partir do método de regressão linear com os dados obtidos do período analisado no município de Igarapé-Miri.

Palavras-chave

Cobertura vegetal; Desmatamento; Leishmaniose Visceral; Saúde pública

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Giovani Camelo do Nascimento, Lucas Thiago Ferreira Monteiro, Matheus Lucas Meireles Franklin, Pedro Walber Sales de Brito Silva, Jayne Antoniele Miranda Lopes, Henrick Vinicius Prado Dantas, João Neto Cruz Linhares, Jullyana Nascimento Silva, Izaura Maria Vieira Cayres-Vallinoto