Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS DE HANSENÍASE NOTIFICADOS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO
Introdução
A relação entre hanseníase e baixa condição social é algo reconhecido pela literatura cientifica, fato que amplia os desafios para o seu controle, demandando ações intersetoriais.
Objetivo(s)
Caracterizar o perfil social e epidemiológico de pessoas com hanseníase a partir de territórios de atuação das equipes do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS).
Material e Métodos
Estudo transversal, constituinte de projeto direcionado para inclusão social de pessoas com hanseníase. Utilizou-se base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), referente aos casos de hanseníase notificados de 2018 a 2021 e indicadores sociais e geográficos de acompanhamento do SUAS, em um município endêmico do estado de Pernambuco - Brasil. O projeto de intervenção está sendo desenvolvido pela NHR Brasil, financiado pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
Resultados e Conclusão
Foram notificados 358 casos na série histórica, com menor registro de casos no ano de 2020 (22,6%; n=81). Prevaleceram casos novos (n=266), porém, com importante percentual de recidivas (5%; n=18). A distribuição dos casos por território de atuação dos profissionais do SUS aconteceu de forma desigual, com maior concentração no território IV (30%;n=107), seguido do I (n=85), II (n=80) e III (n=79). Dos 56 casos classificados como abandono, a maioria reside em territórios dos CRAS II e IV, os quais apresentam maior quantitativo de cadastros de pessoas em condição de extrema pobreza (91%; n=29.095). Quando analisado os casos de abandono e com classificação multibacilar (n=40), observou-se elevado número nos territórios de atuação dos CRAS I e CRAS II. Prevaleceram casos de hanseníase e de casos em abandono em territórios de alta vulnerabilidade social no município. Portanto, fazem-se necessárias estratégias que integrem o Sistema Único de Saúde e o SUAS, sobretudo na busca pelo acesso aos direitos sociais de populações em situação de vulnerabilidade e cuja determinação social tem forte impacto na vida das pessoas acometidas pela hanseníase.
Palavras-chave
Hanseníase; Vulnerabilidade social;
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Marize Conceição Ventin Lima, Héllen Xavier Oliveira, Camila Xavier de Melo Morais , Jaqueline Caracas Barbosa , Luana Patrícia Freire de Menezes , Mayara Ferreira Lins dos Santos , Marta Gonçalo de Souza , Nagila Nathaly Lima Ferreira , Eliana Amorim de Souza , Thaís Rodrigues Mendes Ferreira , José Alexandre Menezes da Silva