57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS DE HANSENÍASE NOTIFICADOS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO

Introdução

A relação entre hanseníase e baixa condição social é algo reconhecido pela literatura cientifica, fato que amplia os desafios para o seu controle, demandando ações intersetoriais.

Objetivo(s)

Caracterizar o perfil social e epidemiológico de pessoas com hanseníase a partir de territórios de atuação das equipes do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS).

Material e Métodos

Estudo transversal, constituinte de projeto direcionado para inclusão social de pessoas com hanseníase. Utilizou-se base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), referente aos casos de hanseníase notificados de 2018 a 2021 e indicadores sociais e geográficos de acompanhamento do SUAS, em um município endêmico do estado de Pernambuco - Brasil. O projeto de intervenção está sendo desenvolvido pela NHR Brasil, financiado pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Resultados e Conclusão

Foram notificados 358 casos na série histórica, com menor registro de casos no ano de 2020 (22,6%; n=81). Prevaleceram casos novos (n=266), porém, com importante percentual de recidivas (5%; n=18). A distribuição dos casos por território de atuação dos profissionais do SUS aconteceu de forma desigual, com maior concentração no território IV (30%;n=107), seguido do I (n=85), II (n=80) e III (n=79). Dos 56 casos classificados como abandono, a maioria reside em territórios dos CRAS II e IV, os quais apresentam maior quantitativo de cadastros de pessoas em condição de extrema pobreza (91%; n=29.095). Quando analisado os casos de abandono e com classificação multibacilar (n=40), observou-se elevado número nos territórios de atuação dos CRAS I e CRAS II. Prevaleceram casos de hanseníase e de casos em abandono em territórios de alta vulnerabilidade social no município. Portanto, fazem-se necessárias estratégias que integrem o Sistema Único de Saúde e o SUAS, sobretudo na busca pelo acesso aos direitos sociais de populações em situação de vulnerabilidade e cuja determinação social tem forte impacto na vida das pessoas acometidas pela hanseníase.

Palavras-chave

Hanseníase; Vulnerabilidade social;

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Marize Conceição Ventin Lima, Héllen Xavier Oliveira, Camila Xavier de Melo Morais , Jaqueline Caracas Barbosa , Luana Patrícia Freire de Menezes , Mayara Ferreira Lins dos Santos , Marta Gonçalo de Souza , Nagila Nathaly Lima Ferreira , Eliana Amorim de Souza , Thaís Rodrigues Mendes Ferreira , José Alexandre Menezes da Silva