57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA COBERTURA VACINAL DA HEPATITE A NAS REGIÕES DO BRASIL ENTRE 2014 E 2021

Introdução

A hepatite A é uma doença imunoprevinível e sua vacina consta no calendário vacinal obrigatório, e seu controle está diretamente, entre outros fatores, relacionado a cobertura vacinal. O Programa Nacional de Imunização (PNI) preconiza que esta vacina deve ser realizada aos 15 meses de idade e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de forma gratuita para crianças e pacientes adultos com comorbidades. O diagnóstico da hepatite A é realizado principalmente com a pesquisa de anticorpos totais Anti-HAV e ou sua fração IgM, que sinaliza infecção inicial e de IgG, para verificar infecções passadas ou resposta vacinal.

Objetivo(s)

Estimar a cobertura vacinal da Hepatite A no Brasil no período de 2014 a 2021.

Material e Métodos

Estudo retrospectivo, realizado com informações do período entre 2014-2021, disponíveis no DATASUS e Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), contidas no TABNET/SUS.

Resultados e Conclusão

A cobertura vacinal da hepatite A no Brasil variou entre 60,13 e 97,07%, no período observado. Em 2014, houve maior cobertura vacinal na Região Sul (70,72%), seguida da Região Sudeste (66,90%) e a menor cobertura foi na Região Norte (36,25%). No ano de 2015 houve o maior pico vacinal, a cobertura vacinal esteve entre 86,67 e 101,63%, também nas regiões Sul e Sudeste, ao contrário do observado nas regiões Norte e Nordeste. De 2014 a 2021, a média da cobertura vacinal nas regiões não ultrapassou 83,1%. A atuação dos profissionais de saúde é mister na educação dos pacientes, orientando sobre a importância da vacinação, assim como da oferta tanto na rede pública, quanto na privada. Outras informações e medidas devem ser fortalecidas no combate contra HAV, como o saneamento básico, visto ser doença de veiculação hídrica. Entretanto, foi possível observar que apesar dos avanços, as metas mínimas de coberturas vacinais não são satisfatoriamente atingidas no Brasil.

Palavras-chave

Hepatite A; Imunização; Epidemiologia

Área

Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante

Autores

MÁRCIA PASTANA FERREIRA DA SILVA, Alyne Pereira Figueiredo, Kelly Fernanda de Lima Neves Nascimento, Lucyana Nery Paiva, Neila Sarja Camilo Barros Libonati, Thamyres Victoria Almeida Bastos, Everaldo Marques de Oliveira Neto, Clea Nazaré Carneiro Bichara