Dados do Trabalho
Título
Análise epidemiológica de Leishmaniose Visceral em Minas Gerais no período de 2017 a 2020
Introdução
A Leishmaniose Visceral (LV) é uma protozoose de evolução crônica causada pelo parasito do gênero Leishmania. No Brasil a espécie causadora de LV é Leishmania infantum, sinonímia L. chagasi. A zoonose é transmitida ao ser humano pela picada do vetor flebotomíneo infectado, popularmente denominado mosquito palha. No estado de Minas Gerais (MG), tem sido evidenciado um aumento de casos de LV nos últimos anos.
Objetivo(s)
Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é descrever o perfil epidemiológico da LV em MG no período de 2017 a 2020.
Material e Métodos
Para este trabalho, foi estimado a taxa de letalidade da LV e foram calculadas as proporções de notificações segundo as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, macrorregião de notificação e evolução da infecção. Os dados foram obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Nesse período foram notificados 12819 casos de LV no Brasil sendo 1781 (13.89%) casos notificados em MG.
Resultados e Conclusão
A macrorregião centro do estado (41.26%) foi responsável pela maior parte das notificações, seguida pela região norte (30.93%). Foi observado uma maior quantidade de casos da doença em homens (63.11%) e com faixa etária entre 20 e 59 anos (47.83%). Foram registrados 171 óbitos referentes aos casos notificados no estado, com uma taxa de letalidade de 96 óbitos a cada mil casos de LV em MG nesse período de 2017 a 2020. Diante desse contexto evidencia-se que a LV é uma das doenças negligenciadas e em ascensão no país e no estado de MG. O elevado número de óbitos ressalta a necessidade de maior implantação de medidas de prevenção da doença como combate ao inseto transmissor. Por fim, é importante enfatizar a importância do tratamento para humanos, pois apesar de grave a LV tem tratamento gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Palavras-chave
Leishmaniose Visceral; Minas Gerais; Letalidade.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Saulo Nascimento Melo, Paulo Henrique Araújo Soares, Lívia Carolina Andrade Figueiredo