57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Duplo efeito de estimulação à oviposição em armadilhas de Aedes aegypti: extratos de larvas e palhetas de Eucatex

Introdução

Entre as estratégias de controle integrado de Aedes aegypti, o uso de armadilhas ganha destaque por sua eficiência e baixo custo. A ovitrampa é a armadilha mais disseminada pela sua eficiência e baixo custo, sendo capaz de atrair fêmeas para oviposição, auxiliando no monitoramento e no controle populacional. Para isso, as ovitrampas vêm sendo associadas a palhetas de Eucatex como substrato de oviposição e ao biolarvicida Bacillus thurigiensis var. Israels (Bti) para eliminação das larvas. No entanto, estudos sobre o efeito dessa associação e de extratos estimulantes de oviposição merecem ser investigados.

Objetivo(s)

Avaliar o efeito da associação entre extratos larvais de Aedes aegypti, Bti e das palhetas de Eucatex no comportamento de oviposição de Aedes aegyti.

Material e Métodos

Extratos larvais foram produzidos na proporção de 0,33 larva/ml. Foi adicionado Bti no controle ou no extrato na proporção de 1 g/ml de água destilada. Os extratos larvais foram avaliados em laboratório e em campo. Em armadilhas no campo, palhetas de Eucatex e tecido de algodão foram anexados em ovitrampas com 1 litro de água durante 60 dias, e em seguida seu conteúdo foi removido para avaliação do comportamento de oviposição em laboratório.

Resultados e Conclusão

O Bti não mostrou nenhuma influência no comportamento de oviposição, independente da sua aplicação no extrato ou no controle (p > 0,05). Analisando em laboratório os extratos larvais recolhidos do campo após 60 dias de exposição, os recipientes tratados com extratos associados às palhetas de Eucatex coletaram significativamente mais ovos (p < 0,002) em relação aos recipientes tratados com extratos associados ao tecido de algodão, e também em relação aos recipientes controle (água de abastecimento público recém coletada). Dessa forma, os resultados mostram eficiência na combinação de armadilhas com extratos larvais e palhetas de Euxatex como duplo efeito estimulativo para atrair a oviposição de Aedes aegypti e matar suas larvas, uma importante estratégia como parte do controle integrado de mosquitos.

Palavras-chave

mosquitos, controle de vetores, oviposição.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Gabriel Bezerra Faierstein, Andréa Karla Lemos da Silva, Tainá Maria Santos da Silva, Maiara Santos da Silva Menezes, Walter Soares Leal, Rosângela Maria Rodrigues Barbosa