Dados do Trabalho
Título
Fauna anofélica em uma área de garimpo no município de Calçoene, Amapá, Brasil
Introdução
Considerada um dos principais problemas de saúde pública, a malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada infectante de fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles.
Em 2021, o Brasil registrou cerca de 138.548 casos autóctones de malária, os quais estão concentrados principalmente na região Amazônica. Destes, o município de Calçoene, estado do Amapá, teve 505 casos autóctones de malária, das quais 84,73% foram do distrito do Lourenço, local do estudo.
As áreas com atividade mineradora do ouro são notoriamente reconhecidas pela elevada incidência de casos de malária na Amazônia, o que justificou a investigação proposta no presente trabalho.
Objetivo(s)
Identificar as principais espécies de anofelinos associados a transmissão da malária no Garimpo da Vila do Lourenço, município de Calçoene.
Material e Métodos
Foram escolhidos dois ambientes: o extra domicílio, afastado das residências no Lourenço, e o ambiente de mata amazônica, próximo a borda do fragmento do garimpo.
As coletas dos anofelinos foram realizadas em três momentos: ao final do período chuvoso (junho 2021), no período menos chuvoso (outubro 2021) e no começo do período chuvoso (dezembro de 2021).
Foi utilizado a técnica da atração humana protegida, realizada pelos próprios pesquisadores e equipe técnica tanto no extradomicilio quanto na mata. Foram escolhidos três pontos fixos (locais de extração de ouro) de coleta por ambiente. Em cada ponto foram realizadas 3 coletas entre as 18:00h e as 24:00h, por três noites consecutivas.
Após a identificação taxonômica por meio da chave de Sallum et al., pools de até cinco mosquitos por espécie, foram armazenados em tubos de eppendorf de 2ml contendo 1ml de álcool etílico 70º para posterior estudo de infecção natural.
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amapá conforme parecer 4.557.890, CAAE: 40798420.6.0000.0003.
Resultados e Conclusão
Foram capturados 1400 anofelinos, 730 no ambiente peridomiciliar e 670 no extradomiciliar. No peridomicílio, An. darlingi teve maior incidência (73,15%), seguido de An. braziliensis (12,88%), An. marajoara (8,77%), An. nuneztovari (2,88%) e An. triannulatus (2,33%). No extradomiciliar a diversidade foi maior que a do peridomicílio, sendo An. darlingi também foi o mais abundante (68,21%), posteriormente An. marajoara (12,39%), seguido de An. braziliensis (11,04%), An. triannulatus (4,48%), An. nuneztovari (2,99%), An. benarochi (0,6%) e An. oswaldoi (0,3%).
Palavras-chave
Malária, Anofelinos, Paludismo
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Fred Julio Costa Monteiro, Ana Maria Ribeiro de Castro Duarte, Volmir Miguel Zanini, Marlúcia dos Santos Façanha, Fábio Rodrigo Paixão Mourão, Raimundo Nonato Picanço Souto, Antônio Charlys da Costa