57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

VIGILÂNCIA GENÔMICA DE AMOSTRAS POSITIVAS DE ARBOVIROSES COLETADAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

Introdução

No Brasil, os arbovírus estão circulando de forma simultânea com SARS-CoV-2, causando um cenário epidemiológico preocupante que tem colocado o país no centro das atenções mundiais quando o assunto é saúde pública.

Objetivo(s)

O estudo realizou a vigilância genômica visando explorar o cenário epidemiológico causado pelos arbovírus no estado de Mato Grosso, caracterizando os vírus da dengue e da chikungunya, atualmente endêmicos nessa região.

Material e Métodos

No período de 31 janeiro a 3 de fevereiro de 2021, foram analisadas 85 alíquotas de RNA com resultado positivo prévio para arboviroses (DENV- 1 e DENV- 2) oriundas do LACEN-MT. Todas as amostras recebidas foram submetidas à síntese de cDNA e sucessiva reação de PCR utilizando um conjunto de primers patógeno-específicos para amplificação do genoma viral completo. Os amplicons obtidos foram utilizados no preparo das bibliotecas genômicas e posteriormente, submetidos ao sequenciamento de genoma viral através da tecnologia de sequenciamento por nanoporos utilizando o sequenciador portátil MinION. Os dados brutos do sequenciamento foram processados através do software Genome Detective (https://www.genomedetective.com/).

Resultados e Conclusão

Foram processadas 84 amostras de casos positivos de DENV (DENV-1=15 e DENV-2=50) que após PCR 65 amostras apresentaram uma quantidade de DNA suficiente (>2ng) para serem sequenciadas. O sequenciamento utilizando a metodologia de nanoporos possibilitou a geração de 15 genomas completos de DENV-1 com cobertura média de 85.37% e 50 genomas completos de DENV-2, com cobertura média de 77,46%. Entre os genomas de DENV-1, 15 genomas foram classificados como Dengue 1 genótipo V os 50 genomas de Dengue 2 como genótipo III. CONCLUSÃO: As novas sequências obtidas de DENV foram montadas utilizando o software Genome Detective e genotipadas com a ferramenta Dengue Vírus Typing Tool, disponível online. A respeito do vírus do Dengue sorotipo 1 as análises preliminares sugeriram que o a reemergencia do vírus dengue no estado de Mato Grosso foi caraterizada pela circulação do DENV-1 genótipo V e as análises filogenética preliminares sugeriram que três independentes eventos e introdução ocorreram ao longo do tempo. Sobre o vírus da Dengue sorotipo 2 as análises preliminares sugeriram que o a reemergencia do vírus dengue no estado de Mato Grosso foi caraterizada pela circulação do DENV-2 genótipo III.

Palavras-chave

Genética; Vírus; Saúde Pública

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA, VAGNER FONSECA, JOILSON XAVIER, LUANA BARBOSA DA SILVA, RAQUEL DA SILVA FERREIRA, ANA CLAUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL, KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, MARTA GIOVANETTI, LUIZ CARLOS JUNIOR DE ALCANTARA, JULIANO SILVA MELO