57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Variáveis associadas ao aumento da incidência de Dengue no Município de Joinville/SC

Introdução

A dengue é uma doença viral sazonal de caráter epidêmico que atinge principalmente países tropicais e subtropicais. Ocorre com maior frequência em períodos quentes e de alta umidade, tendo como principal vetor no Brasil a fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Objetivo(s)

O objetivo deste trabalho foi identificar se as variáveis ambientais como precipitação e temperatura estão correlacionadas ao aumento da proliferação do mosquito transmissor da Dengue, bem como maior número de casos da doença na cidade de Joinville entre os anos de 2018 a 2021.

Material e Métodos

Foram analisados os dados climatológicos de precipitação e temperatura, coletados por meio de relatórios da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC) para a cidade de Joinville, entre os anos de 2018 a 2021. Os dados foram correlacionados com casos de dengue, incidência, focos e larvas na rede de armadilhas, índice de armadilhas positivas (ILP) e índice de larvas por armadilhas inspecionadas (IL). Também foi avaliado o tempo de defasagem para a proliferação do mosquito transmissor por meio de “time series”, empregando correlação cruzada no programa estatístico Past 4.06.

Resultados e Conclusão

A análise de correlação por “time series” demonstrou um tempo de defasagem de até seis meses, coincidindo com o aumento de casos de Dengue em períodos de menor precipitação e temperaturas, observados entre os meses de outono e inverno. O aumento da temperatura apresentou correlação positiva e significativa (p<0,05) com o aumento do número de larvas em rede de armadilhas, IL e ILP, o que demonstra que esta variável afeta diretamente o desenvolvimento das larvas do mosquito transmissor da Dengue. A precipitação também apresentou correlação positiva e significativa para ILP e IL, mas não significativa (p>0,05) para larvas em rede de armadilhas. Conforme esperado, os focos na rede de armadilha correlacionam-se positivamente com o aumento dos casos e incidência. Com isso, Joinville apresenta um alto índice pluviométrico, quando comparado com outras cidades do país. Porém, conforme fatores climáticos avaliados, os dados demostram que períodos mais secos aumentam os casos de Dengue, o que difere do comportamento observado em outras localidades. Todavia, o impacto gerado pela ação do homem no ambiente e as temperaturas mais elevadas consistem nos principais fatores para o aumento desenfreado de pontos focais e de casos da doença em Joinville.

Palavras-chave

Dengue; Joinville; Urbanização; Fatores climáticos

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Nicole Dalonso, Letícia Miiller, Verônica Guterres Carvalho, Daniele Becker, Saulo Rocha Vicente, Silmara Costa da Silva