57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Foco Zoonotico de Toxocara sp. nos municípios de Montes e Sucre, estado Sucre, Venezuela

Introdução

As zoonoses constituem um grupo de doenças que são naturalmente transmitidas entre os animais vertebrados e o homem. Dentre as zoonoses parasitárias, a toxocaríase, causada por Toxocara canis (T. canis) e em menor proporção por Toxocara cati (T. cati), destacando-se por sua importância em saúde pública.

Objetivo(s)

O objetivo principal deste trabalho de pesquisa foi investigar as informações e prevalência sobre a toxocaríase parasitária, no estado de Sucre, muito particularmente, nos municípios de Montes e Sucre, em comunidades consideradas vulneráveis devido às deficiências sociais e econômicas dentro de seguimento epidemiológico e sanitário.

Material e Métodos

Para avaliação da prevalência de T. canis e T. cati em Montes e Sucre foram colhidas amostras de sangue de moradores por punção venosa e transferidas para o laboratório de parasitologia do Instituto de Pesquisa em Biomedicina e Ciências Aplicadas “Dr. Susan Tai., onde foi utilizado o kit de diagnóstico Toxocara IgG ELISA (RIDASCREEN Toxocara Ig G), que utiliza antígenos de excreção-secreção. Em ambas as localidades, foram coletada amostras representativa de fezes caninas, e realizados exames parasitológicos pelos métodos direto, flutuação e sedimentação espontânea para o diagnóstico de toxocaríase, considerando o cão um reservatório animal possivelmente parasitado.

Resultados e Conclusão

Nos municípios de Sucre e Montes, existem muitos cães de rua convivendo próximos as residências e mantendo contanto com outros cães domésticos. Foi constatado uma prevalência de 90,12% na comunidade de San Juan (Sucre) e 82,14% na comunidade de Cumanacoa (Montes) para anti-T. canis na população avaliada. Em San Juan, ao avaliar a prevalência de parasitas por espécie, T. canis estava presente em 37% das amostras de fezes analisadas. Por sua vez, em Cumanacoa, o T. canis esteve presente em 9,9% das amostras caninas analisadas. Um outro dado importante foi a presença de Toxocara sp. em solos de ambas as comunidades descritas neste estudo. Em resumo, foi constatado dois focos zoonóticos de Toxocara sp. no estado de Sucre, Venezuela, uma vez que todos os fatores necessários para a transmissão da toxocaríase estão presentes. As condições socioeconomicas, a elevada presença de cães de rua e domésticos sem tratamento antiparasitário e o consumo de água fluvial não tratada são fatores determinantes para a elevada prevalência de toxocaríase humana em ambas as comunidades avaliadas por este estudo.

Palavras-chave

Toxocara canis, larva migrans, cães, epidemiologia.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Erika Gomez Martinez, Marcia Viviana Gonçalvez Vallejos, Grafe Oliveira Pontes, Maria Betania Bravo Rodriguez, Marcos Tulio Diaz, Zulay Simoni