57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

MONITORAMENTO DE VARIANTES DE SARS-COV2 CIRCULANTES NO ESTADO DE MATO GROSSO EM 2021

Objetivo(s)

OBJETIVO: identificar e monitorar as variantes de SARS-CoV-2 que circulam no Estado de Mato Grosso.

Material e Métodos

METODOLOGIA: Durante o período de 16 de novembro a 6 de dezembro de 2021, realizou o sequenciamento de 32 genomas completos de SARS-CoV-2, de pacientes com diagnóstico positivo para COVID-19, referentes a 22 municípios do Estado de Mato Grosso. A escolha das amostras baseou-se na representatividade das regiões geográficas do Estado, além de atender aos critérios estabelecidos pela Vigilância Epidemiológica como contatos suspeitos e/ou COV (variantes de interesse) e VOI (variantes de interesse), variantes de interesse), óbitos, casos graves e de rápida evolução, amostras com carga viral elevada (entre 15 e 26), além de pacientes com diagnóstico positivo para SARS-CoV-2 com histórico de viagem para fora do estado e /ou Brasil. Os genomas foram sequenciados usando tecnologia desenvolvida pela Thermo Fisher Scientific (Ion Genestudio S5 Plus), com a grande maioria cobrindo mais de 90% do genoma total. As sequências genômicas obtidas foram analisadas usando o software Genome Detective-Coronavirus Typing Tool, disponível online (https://www.genomedetective.com/app/typingtool/virus/). A avaliação da linhagem foi realizada usando a ferramenta de Atribuição Filogenética de LINeages de Surto Global Nomeado disponível em (https://github.com/hCoV-2019/pangolin).

Resultados e Conclusão

RESULTADO: A co-circulação de 03 diferentes cepas de SARS-CoV-2 no Estado de Mato Grosso foi identificada ao longo do tempo e provavelmente está relacionada a inúmeros eventos de importação e tipagem viral, concomitante ao elevado número de infecções registradas no Estado. VOC gama ou P.1 e suas sublinhas correspondem a cerca de 97% dos casos que variam de março a agosto de 2021 valores de CT (limite de ciclo) que variaram entre 15 e 26. CONCLUSÃO: Os dados sugerem que a mobilidade humana aliada à falta de distanciamento social e restrições são fatores que contribuem para a disseminação do SARS-CoV-2 no estado de Mato Grosso. O sequenciamento do genoma é fundamental para entender as rotas de transmissão e sua evolução ao longo do tempo, além de fazer inferências filogenéticas mais detalhadas sobre a disseminação do vírus no estado.

Palavras-chave

Pesquisa; Genética; Pandemia;

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA, VAGNER FONSECA, LUIZ TAKAO WATANABE, LUANA BARBOSA DA SILVA, RAQUEL DA SILVA FERREIRA, ANA CLAUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL, KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, MARA PATRICIA F DA PENHA, JULIANO SILVA MELO, MARIA CLARA PEREIRA LEITE