57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Estudo retrospectivo do emprego de testes sorológicos IFI e ELISA no diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana em pacientes atendidos no LaPClInVigilLeis do INI-FIOCRUZ- RJ de 2000 a 2010

Introdução

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma infecção parasitária causada por espécies de protozoários do gênero Leishmania, sendo L.(Viannia) braziliensis endêmica no estado do Rio de Janeiro. A transmissão se dá por insetos vetores do gênero Lutzomyia; a infecção humana pode cursar com manifestações clínicas nas formas, cutânea (LC), mucosa (LM), cutaneomucosa (LCM), disseminada (LD) ou cutâneodifusa (LCD).

Objetivo(s)

Este estudo retrospectivo tem por objetivo avaliar a reatividade e importância diagnóstica do teste de imunofluorescência indireta (IFI; kit BioManguinhos) e do ensaio imunoenzimático (ELISA – in house - antígeno de L.braziliensis), na rotina de pacientes atendidos no INI-FIOCRUZ-RJ com diagnóstico clínico-epidemiológico e parasitológico de LTA.

Material e Métodos

Resultados de IFI e ELISA para detecção de IgG para Leishmania foram investigados em prontuários e banco de dados de pacientes de LTA, ao menos, com um exame parasitológico confirmado para LTA, (exame direto, histopatológico, isolamento em cultura ou biologia molecular-PCR), atendidos no LaPClinVigiLeish, de 2000 a 2010. A investigação em amostras de outros agravos para definir a especificidade está em análise.

Resultados e Conclusão

De 644 pacientes, 500 tiveram amostras analisadas por IFI com reatividade apresentada em 69,8% (349). Entre estas 414 eram de LC, 54 de LCM e 32 de LM. Foram reatoras 67,4% (279) de LC, 85,2% (46) de LCM e 75% (24) de LM. Quanto ao ELISA, foram 465 amostras avaliadas sendo 402 (86,4%) reatoras. Considerando a forma clínica, 381 amostras eram de casos de LC, 51 de LCM e 33 de LM. Foram reatoras 85,6% (326) de LC, 88,2% (45) de LCM e 94% (31) de LM. Os resultados demonstram que ambos os testes apresentaram reatividade importante, tendo o ELISA apresentado maior sensibilidade, em concordância com resultados de estudos descritos na literatura científica e pelo nosso grupo de trabalho. O ELISA - in house, é realizado em instituições de pesquisa, por não haver disponibilidade de kits comerciais diagnósticos. A maior reatividade da IFI e do ELISA nas amostras de pacientes com comprometimento de mucosas sugere que, principalmente nestes casos, estes testes podem ter relevância como auxiliar ao diagnóstico. A aplicabilidade da detecção de IgG específica em soro de pacientes na rotina laboratorial poderia auxiliar o diagnóstico de LTA em instituições de saúde, como ocorre no serviço ambulatorial do INI-FIOCRUZ.

Palavras-chave

Leishmaniose tegumentar; diagnóstico sorológico; diagnóstico laboratorial; Leishmania braziliensis.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Eliame Mouta-Confort, Ana Paula Teixeira Barroso-Freitas, Adriana Mayrink, Andreia Alves Marcolino Alves Marcolino, Fernanda Nunes Santos, Ageu Quintanilha Viana Nascimento, Aline Fagundes da Silva, Luciana Freitas Campos Miranda, Marcelo Rosandiski Lyra, Cláudia Maria Valete Rosalino, Maria Inês Fernandes Pimentel