57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Verificação das capacidades básicas da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública em 2021

Introdução

As emergências em saúde pública (ESP) impactam de forma significativa a morbimortalidade da população, demandando dos países estratégias para o aperfeiçoamento das capacidades de preparação e resposta. No Brasil, o monitoramento dessas situações tem como base a lista de notificação compulsória que inclui doenças tropicais como a Doença de Chagas. Os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) constituem uma das principais estratégias nacionais para fortalecer as capacidades de vigilância alerta e resposta frente a esses eventos.

Objetivo(s)

Verificar as capacidades básicas para vigilância, alerta e resposta das emergências em saúde pública da Rede CIEVS.

Material e Métodos

Estudo transversal de verificação da Rede CIEVS quanto as capacidades básicas para vigilância, alerta e resposta das ESP previstas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). A verificação foi realizada através de visitas in loco nas 132 unidades CIEVS, de setembro a outubro de 2021. Durante as visitas, foi aplicado um instrumento estruturado em três eixos: ações de preparação, infraestrutura e ações de vigilância e resposta, adaptado da “Ferramenta de monitoramento e verificação das capacidades básicas do RSI: avaliação externa”. Os dados foram coletados por meio de um formulário no Survey Monkey® e, extraídos e analisados no Microsoft Excel®, estratificados por região e tipo de unidade. Através de um sistema de pontuação por escores, as unidades foram classificadas em “Não adequado”, “Limitado”, “Em desenvolvimento”, “Adequado parcialmente” e “Adequado”.

Resultados e Conclusão

Para o eixo preparação, houve uma predominância de resultado “Adequado” (45,45%), predominante na Região Norte (26,66%). Para o eixo infraestrutura, observou-se baixo número de unidades (3,78%) que apresentaram resultado “Adequado”. No eixo ações de vigilância e resposta, o maior número de unidades (59,84) foi classificado como “Adequado parcialmente”, com um total de 21 unidades na Região Norte. Os dados encontrados permitiram a identificação de desafios e potencialidades da Rede visando detecção oportuna destes eventos. A atuação articulada da Rede CIEVS, por meio da troca de experiências e de conhecimentos, é essencial para o aprimoramento das capacidades de vigilância, alerta e resposta das emergências em saúde pública.

Palavras-chave

Emergências; Capacidade de Resposta ante Emergências; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde.

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Rebeca Cristine Campos Martins, Ariadine Kelly Pereira Rodrigues Francisco, Otto Henrique Nienov, Janaína Sallas